Lição 8 – Deus manda o alimento
TEXTO BÍBLICO
Êxodo 16.1-20
OBJETIVO DA LIÇÃO
Mostrar os meios que Deus usou para suprir as necessidades básicas de seu povo durante a travessia pelo deserto.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na lição desta semana seus alunos aprenderão sobre a jornada do povo israelita pelo deserto. Após deixarem o Egito os hebreus seguiram em direção à Terra Prometida. Como já era esperada, a caminhada pelo deserto exigia que o povo levasse suprimentos, porém os hebreus confiaram que Moisés proveria tudo aquilo que eles precisassem. Acontece que a realidade mostrava o contrário. O povo se deparou com a falta de alimentos e começou a murmurar contra Moisés (cf. Êx 16.3).
Mesmo depois de tantos milagres operados sobre as terras do Egito e a abertura do Mar Vermelho, eles disseram que Moisés e Arão os trouxeram para morrer no deserto. Em resposta, o Senhor prometeu que enviaria o alimento dos céus para suprir as necessidades do seu povo (cf. Êx 16.4). Então o Criador enviou um bando de codornas que cobriu todo o acampamento. Após recolherem as codornas, os hebreus tinham carne o suficiente para saciarem a fome. Semelhantemente, o Senhor enviou o “maná” pela manhã do dia seguinte, uma espécie de flocos brancos que cobriu o chão ao redor de modo que os israelitas receberam o pão do céu para saciar sua fome.
Deus não deixou de prover o alimento que os israelitas precisavam para sobreviver. Foram quarentas anos de caminhada pelo deserto e durante todo esse tempo o Senhor não deixou faltar nada que eles precisavam para suprir as suas necessidades mais básicas (cf. Dt 29.5,6).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, vale destacar que apesar de os hebreus não confiarem no Senhor, a decisão de deixar o Egito para ir em direção ao deserto tratava-se de uma escolha desafiadora. Semelhantemente, os crentes também são chamados por Deus a deixar o mundo e viver pela fé. Isso exige confiar que Deus há de suprir todas as nossas necessidades, sejam estas materiais ou espirituais (cf. Fp 4.19).
Outra lição que pode ser extraída dessa história é que assim como o povo deveria clamar ao Senhor para receber a resposta divina, nós também devemos orar para obter a resposta de Deus. Não podemos murmurar quando não vemos de imediato a provisão divina. O Senhor sabe e conhece tudo o que precisamos para continuar a caminhada. A oração deve fazer parte da nossa prática diária de comunhão com Deus.
E, não se esqueça de reforçar que, nos dias atuais, nós também temos à nossa disposição um pão vivo que desceu do céu e que alimenta a nossa alma. Jesus Cristo é o pão vivo que desceu do céu (cf. Jo 6.51). Devemos nos alimentar da sua Palavra diariamente.
Método sugerido
Professor(a), na aula desta semana, leve para a sala de aula algumas sementes de flocos de arroz para representar o que era o maná. Explique que o maná era parecido com esses grãos e que durante um bom tempo serviu de alimento para o povo de Israel no deserto. Leve também algumas ilustrações de codorna para que os alunos compreendam que tipo de ave era essa que servia de alimento para os israelitas naquela ocasião.
Tenha uma excelente aula!