Lição 7 – Oseias e Joel
“Vinde, e tornemos para o Senhor porque Ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará.” (Oseias 6.1)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O JULGAMENTO DIVINO E O AMOR DE DEUS
2. O LIVRO DE JOEL
3. O DIA DO SENHOR
OBJETIVOS
Enfatizar o julgamento e o amor de Deus presentes na profecia de Oseias;
Elencar os juízos divinos e a chamada ao arrependimento nacional, presentes na profecia de Joel;
Apontar que Deus tem uma promessa de restauração e derramamento do Espírito Santo sobre o seu povo.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como você está? Louvamos a Deus, porque a despeito das dificuldades, você continua o servindo com dedicação e amor. Certamente, essa é a melhor maneira de atravessar os desertos dessa vida, a qual todos estão sujeitos, sendo justos ou ímpios (Ec 9.2). A diferença é que, pela infinita misericórdia e poder de Deus, Ele faz todas as coisas, até mesmo as mais difíceis, cooperarem para o bem daqueles que o amam, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Rm 8.28).
Você já refletiu sobre o enorme privilégio de servir a Deus em prol do crescimento espiritual de seus alunos? Acerca da enorme repercussão que a Palavra de Deus, ensinada por você, pode gerar em suas vidas? Nunca cesse de interceder por isso. Que o Espírito Santo renove dia após dia no seu coração a alegria por exercer tal gloriosa missão.
É uma grande responsabilidade, mas também uma dádiva ser o semeador do Senhor, certos de que é dEle que vem o crescimento. Muito do papel que você desempenha na trajetória cristã de seus alunos é imensurável, não podendo ser visto totalmente pelos olhos humanos. Contudo, não há limite de tempo para que os ensinamentos do Senhor, transmitidos por seu intermédio, gerem vida e vida em abundância nos seus juvenis e em suas famílias.
Nessa próxima aula, ensinaremos sobre dois livros proféticos, com mensagens extremamente relevantes para as nossas vidas e a Igreja contemporânea: o livro de Oseias e de Joel. Que seus alunos sejam inspirados pelos exemplos desses servos de Deus que, corajosa e abnegadamente, transmitiam a Palavra do Senhor. Caso você deseje se aprofundar mais nesse estudo, conheça a obra “Profetas Menores”, publicada pela CPAD.
Para a sua edificação e enriquecimento acerca do tema, segue o texto da comentarista e educadora Raquel Deolinda, com um breve panorama sobre alguns profetas que serão mencionados nesta e nas próximas lições.
• O profeta Oséias pregou sobre a importância do conhecimento em um período em que tudo parecia prosperar em Israel, mas havia muito pecado escondido. Oséias passou por problemas na família e foi através dessa situação que Deus mostrou para o povo que o relacionamento deles com Deus não estava certo. O profeta Oséias pregou contra o pecado do povo e disse que Deus estava pronto a perdoá-los, pois era necessário que se arrependessem.
• O profeta Joel pregou sobre a maior responsabilidade dos líderes, quando a nação de Judá estava passando por graves problemas. Nuvens de gafanhotos atacaram as searas e uma fome resultou em grande sofrimento. Joel disse ao povo que essas dificuldades eram o juízo de Deus pelos seus pecados. Deus usou os desastres naturais para anunciar que, um dia, terríveis juízos iriam cair sobre os inimigos de Israel. Joel lembrou ao povo que Deus sempre está disposto a perdoar se voltarmos os nossos corações para Ele.
• O profeta Amós, foi conhecido como o profeta do campo. Ele não era pregador, trabalhava muito e passava boa parte do tempo estudando a Palavra de Deus. O Senhor viu o seu coração sincero e pediu que transmitisse uma mensagem ao Rei Jeroboão II. Amós seguiu a orientação do Senhor e desafiou Israel a arrepender-se dos seus pecados, voltando-se para Deus. O povo ignorou a pregação e não deram atenção.
• Os profetas Obadias e Eliseu foram porta-vozes de Deus na mesma época. Eliseu transmitia as mensagens de Deus aos Reis de Israel, enquanto Obadias anunciava as mensagens de Deus ao país de Edom. Os edomitas pensavam que o seu orgulho não iria prejudicá-los, mas tiveram que enfrentar o juízo de Deus, como anunciaram os profetas.
• O profeta Jonas é conhecido como o profeta relutante. Ele deixou claro que não queria transmitir a mensagem divina. Jonas odiava o povo de Nínive e queria que Deus os destruísse. O profeta então tentou fugir da missão de anunciar uma chance ao arrependimento. Então, Deus usou uma forte tempestade para detê-lo e um enorme peixe para conduzi-lo à obediência, dando-lhe uma nova chance de ir até Nínive.
• O profeta Miqueias era um homem do campo, um pregador simples. Ele tinha compaixão das pessoas que estavam sendo atacadas pelo exército inimigo, que usurpavam as suas colheitas. Seus líderes os oprimiam, recusando-se a ouvir os pedidos de socorro. Os pregadores se aproveitavam deles e vivam com conforto enquanto o povo sofria. Miquéias encorajou o povo, prometendo esperança para o futuro.
• O profeta Naum cresceu na região norte de Israel. Naum viveu cerca de cem anos depois de Jonas. E Deus o orientou a pregar uma mensagem de juízo contra Nínive. Os ninivitas se arrependeram através da pregação de Jonas, mas não ensinaram os filhos a andar nos caminhos do Senhor. Os filhos cresceram e atacaram Israel e tentaram destruir Jerusalém. Naum avisou aos ninivitas de que a sua cidade seria completamente destruída.
• O profeta Habacuque habitava perto de Jerusalém. Ele escreveu quando Israel estava sendo invadida pelos Babilônicos. Sua mensagem se compunha de perguntas para gerar uma autoanálise.
• O profeta Sofonias nasceu em uma família real ímpia, porém seu coração se inclinou para Deus. Mesmo com sua posição real, o povo ouviu quando Sofonias o chamou ao arrependimento. A nação tinha vivido dias difíceis durante os reinados de Manasés e Amom. Judá se tornou preguiçosa e indiferente a Deus. Sofonias chamou atenção de que Deus iria castigá-los se não se arrependessem. Logo depois da pregação de Sofonias houve um reavivamento nacional sob o rei Josias.
• O profeta Ageu foi o primeiro profeta a falar com os Israelitas depois da sua volta do cativeiro na Babilônia. O povo estava muito feliz por terem retornado a sua terra. Os israelitas começaram a reconstruir a Casa de Deus e a adorá-lO de todo coração. Porém, antes de terminarem o Templo, eles desanimaram. Então, o profeta Ageu os encorajou a continuar até o fim. Ageu fez com que se lembrassem de que Deus só pode abençoar-nos plenamente quando obedecemos a Ele.
• O profeta Zacarias pregou na mesma época de Ageu. Ele reforçou a importância de terminarem a reconstrução do Templo. Zacarias desafiou o povo a se afastar de seus pecados e do amor às coisas materiais, e aceitar a Salvador que viria. O profeta Zacarias predisse muitos detalhes da vida terrena do Messias prometido por Deus.
• O profeta Malaquias era um levita, um membro da tribo que Deus escolheu para ajudar os sacerdotes. Ele viu os pecados do seu povo e Deus fez uso dele para advertir Israel. Sua mensagem era simples, Deus queria que o seu povo O adorasse com corações puros e seguissem inteiramente as suas Leis.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!