Lição 5 – Deus Pai, Filho e Espírito Santo
A lição de hoje encontra-se em: João 16.1-15.
Tópicos da Lição:
1. QUEM É DEUS PAI?
2. QUEM É O FILHO DE DEUS?
3. A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO
Prezado(a) professor(a) da classe dos Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
Na aula desta semana, seus alunos aprenderão a identificar cada uma das pessoas que constituem a Trindade. Embora a palavra “trindade” não apareça na Bíblia, a existência de três pessoas que possuem a mesma essência é muito evidente no texto bíblico. A Palavra de Deus é muito clara quando aponta que Deus Pai é aquEle que cria, o Filho é aquEle que salva e o Espírito Santo é aquEle que preserva. Desde o início de todas as coisas, conforme está registrado no livro de Gênesis, é comum encontrar a presença das três pessoas agindo em concordância. Quando Deus disse: “Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco” (Gn 1.26), o texto aponta para a presença coletiva nas expressões “vamos fazer” […] e “que serão como nós”.
O ensino sobre a Trindade é fundamental para que os alunos compreendam o papel de cada pessoa. Além disso, há muitas dúvidas que eles apresentam em relação a este assunto. No momento da oração, por exemplo, a quem estão orando? A Deus Pai, a Jesus Cristo ou ao Espírito Santo? A resposta para essa dúvida está na oração que Jesus nos ensinou. Ela começa com os dizeres: “Pai nosso que está nos céus…” (Mt 6.9). Assim sendo, a oração deve ser direcionada a Deus, o Pai.
Jesus também disse que devemos orar em nome dEle para que as nossas orações sejam atendidas. Mas isso não significa que Jesus não seja o nosso intercessor diante de Deus. Ele disse que rogaria ao Pai e Ele enviaria outro Consolador (cf. Jo 14.16). O Mestre também disse a Pedro que orou para que ele não perdesse a fé (cf. Lc 22.31,32). Esses e outros exemplos não desqualificam a Jesus como Deus, pelo contrário, confirmam a verdade de que a Trindade é uma realidade. As três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo agem de maneira coordenada para o bem da humanidade, cada qual, exercendo o seu respectivo papel.
A lição trata de explicar o papel atribuído a cada pessoa. O primeiro tópico: “Quem é Deus Pai?” apresenta Deus como o Criador. Ele fez todas as coisas com um propósito e provê a preservação de tudo o que criou. No Novo Testamento, o relacionamento de Deus com os homens é mais direto, mediante a fé em Jesus Cristo. Desde então, Deus mantém uma relação de Pai e filho com os cristãos que não exercem a fé nominal, mas “em espírito e em verdade” (cf. Jo 4.24).
O segundo tópico: “Quem é o Filho de Deus?” destaca como Jesus é tratado nos Evangelhos, mais especificamente no Livro de João, como o Filho de Deus, aquele que veio a este mundo com a missão de salvar o homem da sua triste condição de pecado e separação da comunhão com Deus. Além disso, o tópico ressalta também que Jesus é Deus. Sua natureza é confirmada várias vezes nos Evangelhos (cf. Jo 8.12; 10.11; 11.25; 14.6; 15.1).
O terceiro tópico: “A Pessoa do Espírito Santo” ressalta quem é o Espírito Santo. As Escrituras Sagradas deixam claro que Ele é Deus, e não uma energia ou força da natureza. Ele se alegra ou se entristece, aconselha, conversa, intercede de um modo muito especial pelos crentes, enfim. São muitas as tarefas relacionadas ao Espírito Santo que é identificado na Bíblia como o mantenedor da Igreja (Mt 10.19,20; 1 Co 12.7-11).
Professor(a), aproveite o assunto da lição e solicite aos alunos que identifiquem os papéis de cada pessoa da Trindade. Você pode dividir a classe em três grupos, cada qual, falará de uma pessoa da Trindade.
Permita um tempo para que se reúnam e conversem sobre a pessoa definida. Ao final, deixe que apresentem as características identificadas.
Que Deus abençoe a sua aula!