Lição 4 – Ezequiel – Um Jovem com Visões
“E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.” (Ezequiel 2.1)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. A VIDA DO PROFETA
2. A VISÃO DO PROFETA
3. O ATALAIA DE DEUS
OBJETIVOS
Mostrar como ocorreu o chamado de Ezequiel e o contexto social de sua época;
Elencar as visões de Ezequiel e seu significado;
Destacar a responsabilidade do ministério profético.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como você está? Saiba que trabalhamos continuamente e clamamos ao Senhor para que Ele envie uma mensagem especial a você, através de cada lição. Portanto, esteja atento(a) à sua revista, não apenas como uma obrigação ministerial, mas também para o seu devocional junto ao Espírito Santo, que é quem o comissionou e o capacita para ensinar a sua santa Palavra.
Dando continuidade ao estudo do trimestre, na próxima aula, vamos falar sobre Ezequiel. Embora nascido em família sacerdotal e, portanto, tendo sido preparado desde bem jovem para tal ofício, o Senhor o levantou para uma missão diferente: ser o seu porta-voz em um tempo de extrema dificuldade na história de Israel. Quão gloriosa e árdua responsabilidade, não é mesmo?
Quantos de nós não nos identificamos, em algum aspecto, com a história do profeta Ezequiel? Fazemos ótimos planos, inclusive ministeriais, com as melhores intenções, nos preparamos, mas a direção final vem dos lábios do Senhor, que de uma hora para outra, pode mudar tudo (Pv 16.1,9).
E não é isso o que o pedimos, ao orarmos como Jesus nos ensinou: “seja feita a tua vontade, assim na terra como é nos céus”? Será que oramos cientes do peso dessas palavras; dispostos a termos, de fato, os nossos planos frustrados em prol da vontade do Altíssimo? Será que permanecemos gratos e confiantes no Senhor, mesmo quando Ele não segue os nossos planos?
Essa aula é uma ótima oportunidade para propor essa reflexão aos seus juvenis. Nessa idade, comumente, eles estão prestando vestibular, fazendo testes vocacionais para escolherem suas faculdades e carreiras.
Contudo, muitos desses jovens não têm referências de pessoas formadas em universidade ou mesmo quem os incentive em suas famílias. Veja quão valoroso pode ser o papel de um professor, ainda mais sendo cristão, num cenário como esse.
Talvez, você também não tenha tido a oportunidade de concluir seus estudos. Isso não significa que você não pode continuar e/ou contagiar seus alunos com esse sonho. Tenha sido por escolha pessoal ou por outros imprevistos da vida, compartilhar o seu testemunho vale muito! Jesus nos chamou para segui-lo e a exemplo dEle, podemos extrair cura e palavras de bênção até das nossas experiências mais dolorosas.
Independentemente de como esteja sendo a sua trajetória acadêmica, ministerial ou mudanças que possam ter ocorrido em seus planos em outras áreas, persevere consagrando toda sua vida ao Senhor, buscando nEle a orientação para o próximo passo e ensinando os seus alunos a fazerem o mesmo.
“Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo” (Pv 16.3 – NTLH). “[…] Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará” (Sl 37.4,5 – NTLH).
Além de todo o conteúdo pedagógico e teológico presente em sua revista a fim de ajudá-lo a atingir com êxito os objetivos propostos para a lição, deixamos aqui para o seu aprofundamento no livro de Ezequiel, um trecho extraído da nossa Bíblia de Estudo Pentecostal, expondo as sete principais características deste livro profético.
“(1) Contém um grande número de visões surpreendentes, de parábolas arrojadas e de ações simbólicas e excêntricas, como um meio de expressão da revelação profética de Deus.
(2) Seu conteúdo é organizado e datado com cuidado: registra mais datas do que qualquer outro livro profético do AT.
(3) Duas frases características ocorrem do começo ao fim do livro: (a) ‘então saberão que eu sou o SENHOR’ (sessenta e cinco ocorrências com suas variantes).
(4) Ezequiel recebe de Deus, de modo peculiar, os nomes de ‘filho do homem’ e ‘atalaia’.
(5) Este livro registra duas grandiosas visões do templo: uma delas mostra-o profanado e à beira da destruição (8-11), e outra, purificado e perfeitamente restaurado (40-48).
(6) Mais do que qualquer outro profeta, Ezequiel recebeu ordens de Deus para identificar-se pessoalmente com a palavra profética, expressando-a através do simbolismo profético.
(7) Ezequiel salienta a responsabilidade pessoal do indivíduo e sua responsabilidade diante de Deus (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD. p.1171)”.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!