Lição 2 – Deus e a Criação
A lição de hoje encontra-se em: Gênesis 1.1-4.
Tópicos da Lição:
INTRODUÇÃO
1. DEUS, O CRIADOR DO UNIVERSO
2. DEUS, O CRIADOR DO HOMEM
3. CRIAÇÃO OU EVOLUÇÃO?
CONCLUSÃO
A Paz do Senhor, professor(a) da classe dos Pré-adolescentes!
Na aula desta semana, seus alunos aprenderão que o Criador preserva a sua criação. Deus assumiu um compromisso de cuidar e preservar todas as coisas que Ele mesmo criou. Ao contrário do que muitas pessoas afirmam, Deus acompanha de perto tudo o que acontece com cada uma das suas criaturas (Jó 12.7-10). O Criador estabeleceu uma relação direta com a sua criação, inclusive, com o homem (Sl 19.1). Por esse motivo, o salmista declara que tudo quanto tem fôlego deve louvar a Deus (Sl 150.6).
As Escrituras relatam que Deus estabeleceu o homem no jardim do Éden e concedeu autoridade sobre toda a criação (Gn 9.2, 3). Ali no jardim o homem deveria ter o cuidado de todas as coisas a fim de manter o controle, a preservação e também poder desfrutar das bênçãos que o Criador deixou disponíveis no local. Infelizmente, devido ao pecado e queda a relação da criação com o Criador ficou estremecida e, como consequência disso, o homem perdeu as bênçãos de Deus e foi expulso do jardim (Gn 3.22-24).
O primeiro tópico da lição que tem como título “Deus, o Criador do Universo” ressalta que o universo foi criado por Deus e segue uma ordem perfeita. Essa ordem e os detalhes do próprio universo em si são a prova de que existe uma inteligência criativa que rege todas as coisas, e essa inteligência é o próprio Deus Criador, como afirma a sua Palavra (cf. Rm 1.20). Vale ressaltar que o mesmo Deus que criou, também preserva a natureza e o universo, cuidando para que tudo aquilo que Ele determinou em sua Palavra se cumpra no tempo determinado (Sl 65.9; Mt 6.26).
O segundo tópico da lição aborda “Deus, o Criador do Homem”. Deus fez o homem à sua imagem e semelhança. Isso significa que o homem possui características semelhantes a Deus como, por exemplo, raciocínio, personalidade, vontade, sentimentos e outras qualidades que o Criador compartilhou (Gn 1.26). Além dessas características, Deus concedeu também ao homem a autoridade para cuidar da criação e o privilégio de nomear os animais (Gn 2.19, 20).
O terceiro tópico “Criação ou Evolução” destaca que a Palavra de Deus não é uma teoria vazia como as teorias criadas pelos evolucionistas. Segundo alguns autores evolucionistas, o homem evoluiu de uma espécie inferior para o modelo que conhecemos nos dias atuais. Como é possível perceber na natureza, as espécies de primatas que conhecemos atualmente são as mesmas desde a criação do homem (Gn 1.24-26). Não há nenhuma ligação entre a espécie humana com a espécie dos primatas, com exceção ao fato de que todos são obras do mesmo Criador. Tal verdade se comprova pelo conhecimento da Palavra de Deus que, diga-se de passagem, não é uma teoria (Gn 1–3). A própria ciência evidência que as descobertas mais importantes da humanidade concordam com as verdades relatadas na Bíblia há muito tempo.
Para reforçar o ensinamento da lição, realize uma roda de conversa com os pré-adolescentes. Pergunte para eles quais são os elementos encontrados na natureza que confirmam o relato da criação conforme Gênesis 1–2. Permita um tempo para conversarem em dupla e responderem à pergunta. Pergunte também o que a ciência aponta como explicação para a criação do universo e do homem que contraria o que ensina a Palavra de Deus. Ao final, você pode comentar sobre o assunto fazendo os apontamentos sobre as respostas dos alunos.
Que Deus abençoe a sua classe. Tenha uma excelente aula!