Lição 2 – Deus Contava com Isaías
“Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.” (Isaías 6.8)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O PROFETA MESSIÂNICO
2. O ENCONTRO COM DEUS
3. UM ARAUTO COM OS AVISOS FINAIS
4. A VINDA DO SALVADOR
OBJETIVOS
Destacar o ministério messiânico de Isaías;
Relatar o encontro do profeta Isaías com Deus, sua purificação e chamado;
Explicar a natureza da mensagem pregada por Isaías.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Esperamos que a essa altura, você já tenha dado uma visão panorâmica em toda a sua revista a fim de melhor se preparar para todo o trimestre. O conteúdo desse material pedagógico visa de dar um plano de aula, uma direção, embasamento bíblico, além de dicas didáticas que facilitem o aprendizado e, portanto, o cumprimento de sua missão.
Você já refletiu sobre a importância dos genuínos profetas para a nação de Israel? Como era o profetismo nos tempos do Antigo e do Novo Testamento? E quanto, a relevância do dom profético derramado pelo Espírito Santo para a Igreja, hoje?
Segundo o Dicionário Teológico (CPAD), o profetismo foi um movimento que surgiu num momento extremamente necessário tanto em Israel quanto em Judá, por volta do século VIII a.C. O objetivo era “restaurar o monoteísmo hebreu”, “combater a idolatria”, “denunciar as injustiças sociais”, “proclamar o Dia do Senhor” e “reavivar a esperança messiânica”. Foi nesse tempo que os verdadeiros profetas em Israel foram cruelmente perseguidos, presos e mortos.
Reflita quão atuais e necessários são cada um dos temas principais das mensagens desses santos homens de Deus, mesmo hoje, mais de 2500 anos depois.
Da mesma forma, os profetas neotestamentários eram comissionados por Deus para levarem a sua mensagem com ousadia e santidade, ainda que isso lhes custasse a própria vida.
Professor (a), é importante esclarecer um pensamento coletivo comum, de que ser profeta significa apenas predizer o futuro. Evidentemente, há esse casos, nos quais o Deus Altíssimo assim usa seus servos. Contudo, não se limita a isso e nem é sua finalidade principal, que consiste, sobretudo, em proclamar a Palavra de Deus, visando à admoestação, exortação, ânimo, consolação e edificação da sua Igreja (cf. At 3.12-26; 1Co 14.3).
Como ressalta o Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento: “Era dever do profeta do NT, assim como para o do AT, desmascarar o pecado, proclamar a justiça, advertir do juízo vindouro e combater o mundanismo e frieza espiritual entre o povo de Deus (Lc 1.14-17)”.
Procure estudar esse assunto a fundo, as características e peculiaridades do ministério e dom profético, tanto no passado, quanto para a Igreja hoje. Deixamos aqui, assim como em sua revistas, alguns trechos de obras muito ricas para todo estudioso cristão, que muito ajudarão em seu desenvolvimento pessoal e ministerial.
Ao final dessa aula tão especial, sobre o profeta messiânico, ore com a sua classe, clamando ao Espírito Santo para que Ele os use como sua voz – tão necessária – nessa geração. Que tal como Isaías, cada um de nós possamos responder ao chamado de Deus, dizendo: eis-me aqui, envia-me a mim!
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!