Lição 1 – Jesus, o Mestre que ensinava por parábolas
LEITURA BÍBLICA: Mateus 13.10-17.
A MENSAGEM: “Então os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram: — Por que é que o senhor usa parábolas para falar com essas pessoas?” (Mateus 13.10)
OBJETIVOS:
DEFINIR a palavra “parábola”;
ENTENDER como as parábolas devem ser interpretadas;
REFLETIR sobre as respostas que as parábolas exigem de nós.
A copiosa paz do Senhor, amigo(a) professor(a).
Estamos iniciando um novo trimestre de estudos a partir da revista Lições Bíblicas Adolescentes. Nesta rica oportunidade, veremos que o método mais aplicado pelo nosso Senhor Jesus Cristo para ensinar seus discípulos foi a parábola. É bem verdade que nosso Senhor fez uso de outras ferramentas para compartilhar seus ensinamentos (Mt 5-7 – Sermão do Monte). Entretanto, a que mais se destaca é a parábola, tendo em vista que as histórias contadas por meio delas, na maioria das vezes, apresentava elementos ou situações que faziam parte do cotidiano do povo israelita. Isso tornava muito mais fácil a compreensão dos ensinamentos a respeito do Reino de Deus.
Nesta primeira lição, seus alunos aprenderão a definir o que é uma parábola, bem como entender qual a forma correta de interpretar as parábolas. Verão também que as histórias contadas nas parábolas, apesar de facilitarem a compreensão de verdades espirituais, não foi facilmente compreendida pelos líderes religiosos da época de Jesus (Mc 4.11-13). Consequentemente, muitos do povo não conseguiam compreender em razão da dureza de coração provocada pela incredulidade ou mesmo em razão da religiosidade (Mt 13.13-15). Vale ressaltar que a contação de histórias é um dos métodos mais significativos para ensinar a vontade de Deus e fixá-las na memória. Por esse motivo, o Senhor Jesus, o Mestre dos mestres, decidiu utilizá-las para ensinar o povo (Mc 4.33, 34).
No primeiro tópico desta lição é importante destacar que as histórias contadas por meio das parábolas não são histórias sem propósito. Muito pelo contrário, nosso Senhor as utilizou de modo que os ouvintes podiam entender a vontade de Deus de forma prática em seu cotidiano. Diferente dos fariseus e escribas que ensinavam as leis de modo tão complexo que nem mesmo eles poderiam interpretar, o Senhor Jesus explicava as verdades do Reino de Deus com clareza e autoridade (Mt 7.28, 29).
O segundo tópico aponta os passos para uma interpretação saudável das parábolas. Em primeiro lugar é importante considerar o contexto histórico da parábola, os aspectos sociais, religiosos, políticos e geográfico. A partir de então, o leitor pode observar as informações contidas na parábola, sempre evitando a alegorização excessiva. Lembrando que as parábolas eram contadas de modo a exemplificar ou demonstrar situações que servem de referência para apontar a conduta ideal que agrada a Deus (Mt 11.16).
Por fim, a lição ressalta no terceiro tópico que as histórias apelam para respostas de seus ouvintes. Os ouvintes, à medida que ouviam as parábolas, deviam se posicionar perante Deus, abandonar a vida de pecados e viverem submissos à vontade de Deus. Diga-se de passagem, isso tem a ver com a natureza da mensagem bíblica. Ela não volta vazia, mas é envida para cumprir um propósito específico no planejamento divino (Is 55.11; Hb 4.7). Nesse sentido, sempre haverá uma expectativa quanto à recepção da Palavra de Deus por parte de seus ouvintes. Portanto, ao pregar a mensagem do Evangelho, devemos ter a convicção de que o Espírito Santo cumprirá o seu papel quanto a convencer o ser humano do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8).
Professo(a), tendo em vista a importância da parábola para o ministério de nosso Mestre Maior, converse com seus alunos a respeito do passo a passo para compreender as parábolas. Apresente como sugestão os itens a seguir:
1. Leitura — 2. Investigação — 3. Correlação — 4. Interpretação — 5. Aplicação.
Tenha uma excelente aula!