Lição 1 – Quem é Deus?
A lição de hoje encontra-se em: Gênesis 1.26, 27; Isaías 45.18.
Tópicos da Lição:
1. A EXISTÊNCIA DE DEUS
2. DEUS É UM SER REAL E PESSOAL
3. O RELACIONAMENTO DE DEUS COM SUA CRIAÇÃO
A paz do Senhor, professor(a) da classe dos Pré-adolescentes!
Estamos iniciando um novo trimestre de estudo das Lições Bíblicas Pré-adolescentes. O título deste trimestre é “Conhecendo o Caráter de Deus”. A partir do estudo detalhado sobre as qualidades de Deus, seus alunos conhecerão mais sobre o Criador. Deus se revela por meio da sua criação, mas também por intermédio da sua santa Palavra. Ele estabeleceu uma relação direta com a sua criação.
A Bíblia ensina a maneira correta como devemos nos relacionar com o Criador. Conhecê-lo vai além de apenas estudar as informações disponíveis sobre a pessoa de Deus. É preciso buscar a face dEle com fé e demonstrar obediência aos seus ensinamentos. O próprio Deus declara em sua Palavra que Ele ouve a oração daqueles que o buscam com um coração verdadeiro e obedece aos seus mandamentos (cf. Sl 145.18; Jo 15.7).
O conhecimento sobre Deus deve ser continuamente procurado. Deus é um ser ilimitado, nunca o conheceremos inteiramente. Por isso, o profeta Oseias ressalta que devemos conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor (cf. Os 6.3). Apesar de ser limitado, o conhecimento sobre Deus é suficiente para que tenhamos um relacionamento verdadeiro e sincero com Ele.
Na lição desta semana, o primeiro tópico tem como título “A Existência de Deus”. Ele existe e a sua existência pode ser comprovada por meio do testemunho da sua criação. Há uma perfeição encontrada na natureza e no universo (Jó 12.7-10; Is 40.12). Muitos cientistas afirmam que a perfeição de tudo o que foi criado revela a existência de uma inteligência por trás de todas as coisas. Há mais fatos que comprovam a existência do Criador do que argumentos bem fundados que tentem negá-la.
Outro aspecto que reforça a existência do próprio Deus é o relato das Sagradas Escrituras sobre a criação. Além das provas reais na natureza, a Bíblia relata como Deus criou todas as coisas e os episódios bíblicos mostram que Deus falou com o ser humano e continua a falar no desdobramento da história (Gn 1.26-30).
O segundo tópico “Deus é um Ser Real e Pessoal” aborda que Deus é um ser real. Ele não surgiu a partir da imaginação humana, muito pelo contrário, Ele fez a imaginação e a razão do homem. Além disso, outro fato que corrobora a existência de Deus são os atributos que o caracterizam como pessoa. Uma pessoa possui capacidade criativa, pensa, sente, fala, se comunica e se faz conhecida pelas suas atitudes (Gn 1.1; Sl 145.17; Jo 3.16; Rm 1.20).
O terceiro tópico “O Relacionamento de Deus com a sua Criação” destaca que Deus estabeleceu um relacionamento de amor para com as criaturas que Ele fez. Deus cuida com zelo de todas as coisas que Ele criou, inclusive, do ser humano. A Bíblia declara que o ser humano foi feito à imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1.26,27). Isso significa que assim como Deus possui características extraordinárias como, por exemplo, a capacidade de pensar, de sentir e criar, o ser humano também as possui. Dessa forma, fica comprovada a identificação do Criador com a sua criação (Gn 1.27).
Além do ser humano, Deus criou também outros seres celestiais que revelam a sua soberania. A hierarquia celestial dos anjos é uma marca de que Deus é organizado e estabeleceu todas as coisas com ordem e decência na sua criação (Hb 1.14; Ap 5.11, 12).
Para reforçar o ensinamento desta lição, confeccione com seus alunos vários cartões com as características de Deus que Ele compartilha com o ser humano. Escreva no centro do quadro a palavra “DEUS” e peça aos alunos para fixarem em volta do nome os cartões com as características que eles escreveram. Ao final, reforce que tais características revelam muito sobre quem é Deus e, à medida que nos relacionamos com Ele, podemos desenvolver algumas características muito proveitosas do seu caráter.
Tenha uma ótima aula!