Lição 1 – Conhecendo os Profetas Maiores
“[…] Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.” (2 Crônicas 20.20)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. A IMPORTÂNCIA DOS PROFETAS MAIORES
2. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS PROFETAS MAIORES
3. A ESTRUTURA DOS LIVROS
OBJETIVOS
Apontar a importância do ministério profético no Antigo Testamento;
Apresentar uma visão panorâmica dos livros denominados como dos “profetas maiores”;
Conhecer a estrutura de cada livro dos “profetas maiores”.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Preparado(a) para iniciar um novo tema de estudo bíblico junto aos seus juvenis? Esperamos que sim. Toda a revista foi preparada com muita dedicação, estudo teológico e, sobretudo, oração a fim de que você e seus alunos sejam muito abençoados.
Compreendemos que muitos professores da Escola Dominical se dividem entre compromissos também com outros ministérios eclesiásticos. Contudo, não deixe de priorizar e se aprimorar no estudo e prática da Palavra de Deus. Tal disciplina é obrigação de todo cristão, independentemente de qual área se atue; muito mais ainda aos que foram comissionados ao ensino. Como disse o grande mestre, apóstolo Paulo, acerca dos dons espirituais, se o seu dom é ensinar, que haja dedicação no ensino (cf. Rm 12.7).
Como sempre o incentivamos, percorra todas as lições de sua revista, prepare com antecedência o que será necessário a cada aula, esteja atento ao conteúdo de todas as sessões. Para este tema em especial, dedique um tempo para um estudo panorâmico dos livros proféticos, afinal eles serão abordados ao longo de todo o trimestre. Em sua revista você encontra um conteúdo de qualidade, tanto com o foco didático-pedagógico quanto teológico. Ainda assim, emprenhe-se em aprofundar o seu conhecimento.
Caso a sua igreja ou superintendência de Escola Dominical disponibilize uma biblioteca, procure obras de auxílio teológico que possam ser consultadas durante o seu preparo para cada lição. Se essa não for a sua realidade, junto a sua liderança, considere a ideia de montar uma, arrecadando doações de obras teológicas para empréstimo aos demais professores e quem sabe até mesmo aos alunos interessados.
Além dos subsídios presentes em sua revista, deixamos aqui como auxílio extra um trecho extraído do “Guia Didático do Leitor da Bíblia”, uma excelente obra de estudo bíblico com curiosidades, contextualizações históricas, figuras explicativas etc.
“Os Profetas Escritores
Os profetas são divididos entre ‘profetas escritores’, cujas mensagens estão preservadas como livros do AT, e ‘profetas oradores’, cujo ministério é descrito, mas não fizeram nenhuma contribuição ao cânon. A importância de um profeta na história não pode, entretanto, ser medida por essas categorias. Elias e Eliseu são profetas oradores. Contudo, esses dois, com sucesso, resistiram aos vigorosos esforços de Acabe e Jezabel em substituir Yahweh por Baal como deidade ‘oficial’ de Israel (1 Rs 16; 2 Rs 10). As obras dos profetas escritores são divididas em duas categorias. Há os profetas maiores, cujas obras são especialmente longas e, os assim chamados profetas menores, cujos trabalhos são menores”. (RICHARDS, Lawrence. Guia Didático do Leitor da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, p.405)
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!