Lição 12 – Salvos para mudar o mundo
Leitura Bíblica: Marcos 16.15-18; Mateus 28.18-20.
A mensagem: “Os discípulos foram anunciar o evangelho por toda parte. E o Senhor os ajudava e, por meio de milagres, provava que a mensagem deles era verdadeira.” Marcos 16.20
Objetivos:
EXPLICAR como a Igreja Primitiva, em Jerusalém, cumpriu sua missão;
DEMONSTRAR como o Evangelho transformou o mundo;
SABER como ganhar o mundo para Cristo.
Professoras e Professores,
A Paz do Senhor Jesus!
Esta é uma lição muito especial. Para você ensinar sobre a missão de Evangelismo para sua classe, selecionamos um trecho do texto do professor Daniel Barcelos.
I. POR QUE E QUANDO DEVEMOS EVANGELIZAR
a. Todos precisam de um Salvador: Rm 3.23
b. Recebemos uma ordem do Senhor Jesus: Fomos chamados pelo Senhor e separados para a nobre e suprema missão de evangelizar (leia Mt 4.2 e Jo 20.21).
c. Deus nos concedeu o privilégio de participarmos de sua obra: A proclamação do evangelho é um privilégio que Deus concedeu ao ser humano.
d. O tempo de Deus é já: ‘…eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação’ (2 Co 6.2). Por que agora? Agora estamos vivos. Não sabemos quando seremos recolhidos pelo Senhor. Devemos fazer a obra de Deus enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar (Jo 9.4).
II. ONDE DEVEMOS EVANGELIZAR
Nem todos os lugares podemos fazer cultos e pregações, mas ganhar almas individualmente, sim.
a. Nos lares: Jesus disse que o campo é o mundo, o mundo começa à nossa porta, no nosso próprio lar (Mc 5.19). Muitas igrejas que hoje são grandes, começaram em casas particulares.
b. No trabalho: Jesus chamou seus discípulos, quando eles estavam ocupados em seus trabalhos habituais. Nem sempre é possível evangelizar no trabalho, mas a mensagem que fala mais forte ao coração ímpio é a própria vida de quem prega. Portanto, um bom testemunho constitui-se numa poderosa mensagem.
c. Nos transportes: No ônibus, trens, metrôs e outros meios de transportes públicos, as pessoas normalmente estão dispostas e desocupadas, gostam de conversar e ler. Quando não podemos falar com alguém, entregar um folheto apropriado é bem oportuno.
d. Nos hospitais, penitenciárias e outras instituições públicas: A primeira providência é procurar obter a autorização para realizar o trabalho que se pretende. Há pessoas que em boas condições de saúde e em plena liberdade jamais ouviriam o evangelho, mas nestas circunstâncias costumam ouvir de boa mente. Nunca discuta pontos doutrinários ou religião. Lembre-se: seu objetivo é anunciar as boas-novas de salvação!
e. Em todos os lugares: O convite da salvação destina-se a todas as pessoas em todos os lugares independente de cor, credo, religião, raça, cultura e posição social.
Boa aula!
Lembre-se, a missão não pode parar!