Lição 12 – A Fé a Prática da Palavra de Deus
A lição de hoje encontra-se em: Lucas 6.46-49
Tópicos da Lição:
1. A FÉ SEM OBRAS É MORTA
2. A FORÇA DO TESTEMUNHO CRISTÃO
3. TOLOS E SÁBIOS
Prezado(a) professor(a) da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor.
A aula desta semana tem como título “A Fé e a Prática da Palavra de Deus”. Conversar sobre a prática da Palavra de Deus com seus alunos é indispensável, haja vista que estamos vivendo em uma época de aparências. Muitas pessoas confundem o dom de Deus com uma vida de compromissos com a verdade. Vale ressaltar que o Senhor Jesus, nos dias em que esteve neste mundo, admoestou seus discípulos a respeito do comportamento dos escribas e fariseus, que ensinavam difíceis regras e ordenanças ao povo, mas nem mesmo eles conseguiam praticar.
A finalidade do Evangelho é transformar as pessoas de criaturas em filhos de Deus por meio da fé em Jesus Cristo. Isso significa que o Evangelho regenera a natureza humana, produz transformação no interior da pessoa à medida que esta se relaciona com Deus. Essa transformação pode ser vista a partir das atitudes da pessoa que teve o encontro com Deus.
O primeiro tópico da lição tem como título “A Fé sem Obras é Morta”. Neste tópico, os alunos aprenderão que a verdadeira fé não considera as obras como critério para salvação, mas revela que as obras são consequências de uma fé verdadeira. A falsa fé considera apenas o discurso como base para crença. A verdadeira, porém, sabe que a fé precisa ser demonstrada com atitudes. O próprio Senhor Jesus afirmou que pelos frutos se conhece a árvore (Lc 4.43-49), isto é, a pessoa demonstra o que é por meio das suas atitudes.
O segundo tópico ressalta “A Força do Testemunho Cristão”. Testemunhar é comprovar o que viu e ouviu a respeito de alguém ou de alguma situação. O testemunho de uma pessoa serve para comprovar se algo que está sendo dito é verdadeiro ou não. Os critãos são testemunhas vivas do que Deus realiza na vida de quem aceita a Jesus Cristo como Salvador: tem a vida transformada, desfruta da confiança e esperança da salvação, vive em comunhão com o Espírito Santo, e etc.
No terceiro tópico “Tolos e Sábios”, os alunos serão estimulados a compreender que para construir uma fé sólida é preciso não apenas ouvir, aprender a Palavra de Deus, mas também, é necessário experimentar o que diz a Palavra. A experiência de fé, isto é, a permanência firme diante das tentações, fazendo o que condiz com o ensinamento aprendido, não se deixando corromper pelas ofertas do mundo, mas sendo fiel ao que diz a Palavra, resulta no fortalecimento da fé e comunhão com Deus.
A partir do estudo sobre a prática da Palavra de Deus, realize uma roda de conversa com seus alunos. Em seguida, construa no quadro um mapa conceitual. Escreva no centro do quadro a palavra PRÁTICA.
Depois, peça aos alunos para que expliquem o significado dessa palavra e o que pensamos quando a relacionamos com a Palavra de Deus. Explique que para testemunhar é preciso antes ter vivência e proximidade com o ensinamento bíblico.
Tenha uma ótima aula!