Lição 12 – O Encontro que mudou a vida de Saulo
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.” (2 Coríntios 5.17)
OBJETIVO
Que o aluno entenda que um encontro verdadeiro com Jesus muda o nosso coração e a nossa história.
PONTO CENTRAL
O perdão de Deus está disponível a todos e pode transformar qualquer pessoa.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)!
Na aula da próxima aula teremos o privilégio de compartilhar com os pequeninos um dos maiores exemplos de transformação da história do Cristianismo: o testemunho de Saulo, de perseguidor de cristão a ganhador de almas para Cristo, tornando-se o “apóstolo dos gentios” (Gl 2.7,8) e o “prisioneiro de Cristo” (Ef 3.1).
Ore e trabalhe a fim de que as crianças vejam que o nosso Deus ama e tem poder para transformar todas as pessoas, por pior que pareçam! Por isso, precisamos falar de Jesus até mesmo para os que nos maltratam (Mt 5.44).
Para o seu devocional, durante o preparo dessa aula, deixamos uma reflexão extraída da nossa Bíblia de Estudo Pentecostal, sobre a transformação de alma que Jesus opera em quem genuinamente abre o coração para Ele. Que o Espírito Santo avive em você mais uma vez a alegria por tão grande salvação!
“A regeneração tem lugar naquele que se arrepende dos seus pecados, volta-se para Deus (Mt 3.2) e coloca a sua fé pessoal em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador […].
A regeneração envolve a mudança da velha vida de pecado em uma nova vida de obediência a Jesus Cristo (2 Co 5.17; Cl 3.10). Aquele que realmente nasceu de novo está liberto da escravidão do pecado […], e passa a ter desejo e disposição espiritual de obedecer a Deus e de seguir a direção do Espírito (Rm 8.13,14). Vive uma vida de retidão (1 Jo 2.29), ama aos demais crentes (1 Jo 4.7), evita uma vida de pecado (1 Jo 3.9; 5.18) e não ama o mundo (1 Jo 2.15,16)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.1576).
Se for possível, selecione um testemunho marcante de transformação que haja em sua igreja, ou até mesmo conte parte do seu testemunho pessoal, que ressalte mudança de comportamento – de forma sucinta e com palavras adequadas à faixa etária de 7 e 8 anos. O objetivo é fazer com que as crianças vejam que Jesus Cristo é o mesmo e os encontros com Ele continuam sendo totalmente transformadores. É impossível conhecer a Deus e não ser transformado pela sua graça, amor e perdão!
Além de aplicar todo o conteúdo programático sugerido em sua revista, havendo tempo hábil, incentive aos seus Primários a também contarem algum testemunho de situações e características pessoais que foram transformadas pela graça do Senhor: um medo que foi superado; um mau hábito vencido, como por exemplo: brigar com o irmão, desobedecer aos pais, não cumprir uma tarefa, não compartilhar seus brinquedos etc.
Como sempre salientamos, os exemplos precisam ser adequados à realidade de sua classe e mais uma vez aqui fica evidente o quanto faz diferença o professor conhecer bem os seus alunos. Aproveite a oportunidade para citar exemplos de situações que precisam ser transformadas por Jesus em cada criança, mas sem rotular ou citar nomes.
Ao final, frise o quanto o Senhor valoriza a sinceridade e o arrependimento e ore com os Primários, pedindo que Jesus continue transformando as suas vidas, tornando-as cada vez mais agradáveis a Ele.
Aproveite o momento que antecede a oração, para ler com a classe a ordem de Jesus registrada em Mateus 5.44. Deixe as crianças compartilharem a visão delas sobre quem as maltrata e por que, prestando muita atenção a possíveis casos graves que necessitem de suporte posterior à aula. Ore pelos que nos maltratam em obediência ao mandamento do Senhor.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula.