Lição 11 – A Bíblia, um livro que deve ser estudado
A lição de hoje encontra-se em: Salmos 1.1-6
Tópicos da Lição:
1. UMA ORDEM DE DEUS
2. A BÊNÇÃO DE MEDITAR E PRATICAR A PALAVRA
3. DICAS PARA UM ESTUDO PRODUTIVO
Prezado(a) professor(a) da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor.
A aula desta semana tem como título “A Bíblia, um Livro que Deve ser Estudado”. O estudo da Palavra de Deus requer tempo e dedicação. Tratando-se das Escrituras Sagradas, é importante entender primeiramente que a leitura bíblica deve ter propósito. Neste caso, o estudo da Bíblia tem como finalidade conhecer o que Deus tem a revelar a seus leitores. Ouvir a voz de Deus e saber a sua vontade é o objetivo de todo crente que almeja obedecer Deus. Além disso, estudar a Palavra de Deus tem também como finalidade a aquisição de conhecimento das Escrituras Sagradas a partir dos textos originais e da análise de informações que fazem parte do contexto histórico-cultural-literário que envolve a composição do texto bíblico.
A lição desta semana tem como objetivo que os alunos aprendam a estudar a Palavra de Deus, mas antes, é preciso conhecer a ordem divina para esse estudo e as bênçãos resultantes da meditação na Palavra de Deus.
No tópico 1, que tem como título “Uma Ordem Divina”, a ênfase na meditação e exame das Escrituras são focados. Meditar na Bíblia significa refletir sobre os seus ensinamentos, pensar sobre as lições que podem ser extraídas a partir das histórias e dos personagens bíblicos. O exame das Escrituras envolve investigar as informações do texto e verificar sua relevância para chegar a uma interpretação correta. Nem sempre o que a tradução cuidou de apresentar satisfaz ao esclarecimento correto do texto bíblico. É preciso um estudo mais detalhado com pesquisa para chegar a conclusões mais precisas.
No segundo tópico, que trata da “Bênção de Meditar e Praticar a Palavra”, mostra o sucesso daqueles que praticam a Palavra de Deus. O salmo 1 destaca o contraste da felicidade do justo e o castigo dos ímpios por negligenciarem a observância da Palavra de Deus. O justo tem êxito porque acredita que Deus recompensará sua obediência. Em contrapartida, os ímpios desprezam a Palavra de Deus e seus conselhos. Escolher fazer a vontade e rejeitar a prática do mal é prazeroso para o justo, mas tristeza e enfado para o ímpio. E quem é o ímpio? É aquele que ama e pratica a maldade deliberadamente.
O terceiro tópico, que tem como título “Dicas para um Estudo Produtivo”, ressalta a importância do hábito de ler e estudar a Bíblia. Não há como aprender e explorar o conhecimento bíblico sem que haja leitura do mesmo. É preciso que haja dedicação e tempo reservado para essas práticas, caso contrário, não será possível o conhecimento do mesmo. Outro aspecto importante é o estudo da Bíblia com o uso de materiais de apoio. O uso de comentários e dicionários bíblicos ajudam bastante a conhecer o significado de palavras difíceis encontradas na Bíblia.
Para reforçar o ensinamento da lição, leve para a sala de aula alguns dicionários, comentários bíblicos, mapas geográficos dos tempos bíblicos, livros que abordam o assunto da revista e mostre aos seus alunos de que forma você estuda a Bíblia. É fundamental que os seus alunos aprendam desde cedo a estudar e a interpretar a Bíblia.
Que Deus abençoe o seu trabalho. Ótima aula!