Lição 10 – A Bíblia e o Testemunho de Jesus
A lição de hoje encontra-se em: Mateus 4.1-11
Tópicos da Lição:
1. VIVENDO DE ACORDO COM A PALAVRA
2. A PALAVRA VENCE O DIABO
3. O TESTEMUNHO DE JESUS ATESTA A VERACIDADE DA BÍBLIA
Prezado(a) professor(a) da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor.
A aula desta semana tem como título “A Bíblia e o Testemunho de Jesus”. Os Evangelhos relatam que, ao longo de seu ministério, o Senhor Jesus confirmava que seus feitos estavam baseados nas Escrituras Sagradas. O que os olhos dos israelitas estavam contemplando naqueles dias havia sido profetizado pelos profetas do Antigo Testamento. Tanto os milagres como a finalidade do ministério de Jesus estavam de acordo com o testemunho dos profetas.
A lição deste domingo tem como finalidade mostrar que Jesus viveu uma vida coerente com as Escrituras. Ele usou a Palavra para vencer a tentação e o seu testemunho confirmava que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus.
O primeiro tópico da lição aponta que “Cristo viveu de acordo com a Palavra” e, por esse motivo, Ele é o modelo de prática para os crentes. Os crentes devem crer e pregar a Palavra de Deus e a melhor forma de fazer isso é apresentando um testemunho de uma vida cristã plena e cheia do Espírito Santo. A coerência é a principal ferramenta para alcançar os não crentes em um mundo onde o exemplo fala muito mais do que as palavras.
No segundo tópico, que tem como título “A Palavra que Vence o Diabo”, a finalidade é mostrar que a tentação pode ser vencida mediante a observância da Palavra de Deus. A partir do exemplo de Jesus na tentação do deserto, os crentes podem se guiar para vencer as tentações, refletindo no que a Bíblia diz. Vale ressaltar que na tentação no deserto, Jesus foi persuadido por Satanás a abandonar a glória de Deus para abraçar a glória deste mundo. Ele também foi tentado a satisfazer suas necessidades carnais, transformando a pedra em pão; ou mesmo a se gloriar de ser o Filho de Deus, lançando-se do pináculo do Templo na crença de que os anjos não o deixariam perecer (cf. Mt 4.1-11).
O terceiro tópico finaliza a lição enfatizando que o “Testemunho de Jesus atesta a Veracidade da Palavra de Deus”. Jesus, sempre que respondia os escribas e fariseus, dizia a expressão “está escrito”. Mas onde está escrito? Nos Escritos Sagrados da Palavra de Deus, que naquela época era composta pelo Pentateuco (cinco primeiros livros da Bíblia) escrito por Moisés ou mesmo pelo registro dos profetas como Isaías, Jeremias, Daniel e outros que deixaram as profecias escritas.
A partir do estudo da lição, converse com seus alunos sobre os ensinamentos que podem ser adquiridos. Em primeiro lugar, o exemplo de Jesus sobre a prática da Palavra de Deus aponta para o compromisso do crente com o bom testemunho. em seguida, vale a pena observar que a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada foi feita para ser estudada e refletida. Portanto, seus ensinamentos devem levar os crentes a refletir sobre as suas atitudes, palavras e pensamentos com o propósito de que tenham uma vida cristã autêntica e não apenas baseada no discurso.
Você pode reunir seus alunos e realizar uma roda de conversa sobre como a Palavra de Deus pode ser utilizada para lidar com as tentações.
Tenha uma boa aula!