Lição 10 – Vale a Pena Esperar
“Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro invocam o Senhor.” (2 Tm 2.22)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. POSSO NAMORAR?
2. OS PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O NAMORO
3. O PADRÃO DE DEUS PARA O RELACIONAMENTO
OBJETIVOS
Definir o propósito e os princípios básicos do namoro cristão;
Identificar os problemas que podem envolver o namoro fora do padrão bíblico;
Refletir sobre o tempo de Deus para todas as coisas.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Na próxima aula, vamos refletir, à luz da Palavra de Deus, sobre um tema de grande interesse dos seus juvenis: namoro. Certamente será uma aula muito especial e necessária! Por isso, busque o Espírito Santo e se prepare, estudando as passagens bíblicas e sugestões pedagógicas presentes em sua revista.
Sabemos que o namoro cristão é o preparo para o casamento, para a construção de uma esposa sábia, de um bom marido, de uma relação forte e, sobretudo, de uma família abençoada, agradável ao Senhor. E, mesmo quando um relacionamento entre jovens cristãos não vai adiante, lições preciosas, assim como traumas terríveis podem prosseguir com ambos, influenciando posteriormente na formação de suas futuras famílias. Por isso, Satanás não poupa esforços e investidas contra aqueles que se esforçam por manter um namoro santo.
Estamos vivendo num dos períodos mais hedonistas da história humana. E, embora observemos as drásticas consequências individuais e coletivas desse mal em nossa sociedade, muitos cristãos inexperientes vêm sendo seduzidos pela falsa liberdade mundana e busca do prazer pessoal, acima da obediência aos valores divinos.
Infelizmente, o número de divórcios entre os evangélicos aumentou, conforme o fluxo desse mundo. A pressa em se casar, focando prioritariamente se livrar da necessidade de castidade, conduz muitos ao erro. Por isso, reforce aos seus alunos que, por mais que seus hormônios e desejos estejam em ebulição, a sexualidade não é a parte mais importante de um casamento feliz.
Durante o namoro, até mesmo a escolha e cooperação mútua de se manterem castos até o casamento, ensina inúmeras lições necessárias à vida conjugal: obediência à Palavra; paciência; domínio próprio; parceria; respeito; abnegação; perseverança; foco etc.
Por tudo isso, enfatize o quanto é importante que eles estejam ancorados na Palavra e cheios do Espírito Santo, a fim de que suas vidas e relações sejam, felizes e abençoadas de forma duradoura, pois o prazer sexual é momentâneo.
Aproveite o tema desta lição para expandir o conceito de “jugo desigual”, já que mesmo entre cristãos genuínos, pode haver diferenças significativas de personalidades, sonhos, objetivos ministeriais e até propósitos divinos. Portanto, o namoro é um rico período para expansão do autoconhecimento e para conhecer melhor o caráter, valores e personalidade do outro. Para isso é imprescindível muito diálogo e oração!
Incentive a participação de seus alunos no decorrer de toda a aula e esteja muito atento às suas colocações, a fim de identificar possíveis questões que requeiram aconselhamento extraclasse. Inclusive, recomendamos que você se coloque a disposição deles mesmo após a aula, caso desejem esclarecer alguma dúvida, confessar algum pecado, santificarem seus relacionamentos etc.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!