Lição 9 – A santidade
Leitura Bíblica: 2 Coríntios 5.15; 7.1; 1 Pedro 1.15,16
A mensagem: “Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá.” Hebreus 12.14
Objetivos:
COMPREENDER o que é santificação;
CONHECER os tipos de santificação;
DESEJAR se santificar.
Professoras e Professores,
A Paz do Senhor Jesus!
Como podemos definir santidade? Em uma linguagem informal, podemos afirmar que é o estilo de vida do crente em Jesus, ou seja, da pessoa que nasceu de novo. Viver em santidade é a forma como todo o cristão deve viver.
“Quando Jesus Cristo foi enviado ao mundo, Ele veio com a missão de resgatar toda a humanidade e torná-la aquilo que Deus a projetou para ser (Jo 3.16). Entretanto, Ele não propôs o seguir uma nova religião, e sim, um novo nascimento (Jo 3.3).
Esse “novo nascimento” se dá após a nossa morte para o pecado (Rm 6.1-23). Ele marca o início de uma nova trajetória. A inclinação humana, que é sempre para o mal, é redirecionada para a busca do bem, do cumprimento do propósito original de Deus para a humanidade (Rm 6.19).
E isso não acontece para que nos tornemos merecedores da salvação; é justamente o contrário. Em decorrência de sermos filhos de Deus, tornamo-nos praticantes de boas obras (Ef 2.9,10).
Ser crente ou cristão não significa imunidade total contra as influências malignas. A Bíblia fala de uma batalha que ocorre diuturnamente em nossa vida (Rm 7.14- 25; Gl 5.17). O aceitar o sacrifício de Jesus Cristo é o passo inicial; contudo, segundo o texto bíblico de Romanos 12.2, existe um processo de transformação, que é constante e requer disposição para que sejamos plenamente conformados ao perfil de Jesus Cristo, em sua forma humana.
O crente tem fama de ser “esquisito” e diferente. Por muito tempo, acreditou-se que ser crente significava, simplesmente, “vestir-se de maneira diferente”. Entretanto, apesar de o cristão ser mesmo distinto, a nova vida em Cristo vai mais além do que o cumprimento de regras sobre vestuário, comportamento e linguagem.
O drama da vida cristã aparece na carta de Paulo aos Gálatas 5.16-26. Este texto mostra claramente as características da vida do homem sem Deus (vv. 19-21) e as qualidades que marcam a vida do crente: “… amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” (v. 22). Os capítulos cinco a sete, do Evangelho de Jesus Cristo, segundo escreveu Mateus, também mostram o estilo de vida do cristão.
O que vemos em ambos os textos não têm o propósito de nos tornar merecedores do Céu; antes demonstra que a vivência de tais princípios é mais uma prova de que já nascemos de novo e somos salvos.
No entanto, a forma de o crente viver não é o incomum, mas a maneira como todos os seres humanos, se não tivesse alcançado a Queda, viveriam.”
Boa aula!
Lembre-se, a missão não pode parar!
Flavianne Vaz
Bacharel em História (UGF) e Teologia (FTSA). Pós-graduada em Teologia Bíblica do Novo Testamento (FAECAD). Autora do Livro “Liderando Adolescentes” (CPAD), Colunista da Revista “Ensinador Cristão” (CPAD), Editora responsável das Revistas Lições Bíblicas Berçário, Adolescentes e O Caminho para o Céu da CPAD.
Fonte: Revista Lições Bíblicas O Caminho para o Céu, CPAD, p.92,93.