Lição 9 – Vivendo os Valores do Reino de Deus
“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque fazendo isto, te salvará, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” (1 Tm 4.16)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O QUE SÃO OS VALORES?
2. COMO OS VALORES SE DESENVOLVEM
3. OS TRÊS TIPOS DE VALORES
OBJETIVOS
Definir o que são os valores;
Compreender como os valores cristãos se desenvolvem;
Praticar os valores espirituais e eternos.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como tem passado? Sabemos que os dias se abreviam, são maus, cumprem-se as profecias — o que requer de nós, cristãos desse tempo, uma postura ainda mais prudente e vigilante.
“Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam” (Ef 5.15-17 – NTLH).
Um dos grandes males da sociedade atual é a liquidez, termo cunhado pelo sociólogo Zygmunt Bauman, se referindo a forma volátil, vaga e sem profundidade com a qual se trata, hoje em dia, até as coisas mais sérias e profundas. Falta solidez, ética, raízes, valores firmes e inegociáveis, mesmo num mundo inconstante e corrupto que a tudo tenta relativizar.
Diante de todos os sintomas dessa sociedade adoecida pela maldade, egoísmo e toda forma de pecado, apenas o Senhor é a cura. Infelizmente, até mesmo para muitos que se denominam cristãos, há dificuldade de permanência nos valores bíblicos, frente as adversidades da vida.
Precisamos buscar o Espírito Santo incessantemente, a fim de estarmos revestidos dEle e de sua armadura para vencer cada batalha até que Ele venha. Pois, aquele que perseverar até o fim será salvo (Mt 24.13). Essa é a mensagem da qual somos alvos e dispenseiros, na próxima aula. Por isso, além de todo conteúdo pedagógico e teológico presente em sua revista, sugerimos aqui que você leia com a classe Mateus 7.21-27 e proponha uma reflexão com base em nossos dias.
Selecione como exemplo alguns temas da atualidade, relacionados à lição, que evidenciam a inversão de valores presente, especialmente os mais relacionados à faixa etária de seus juvenis, como: bullying; disformias; nomofobia; excesso de procedimentos estéticos; relações descartáveis; busca desenfreada por prazer; se dar bem, a qualquer custo; idolatrias; compulsões; rivalidades etc. Males que infelizmente estão presentes até no meio da igreja.
Permita que eles mesmos citem alguns exemplos e digam o quanto é difícil ter de conviver neste cenário. Incentive o desabafo e participações livres de julgamento. Ao contrário, sempre trabalhe para que sua sala de aula possa ser um local de troca, confissão e apoio mútuo.
Ao final, evidencie que não basta apenas conhecermos a Cristo e o Evangelho de Salvação, se não o seguirmos, praticando até o fim. Para isso, frise o quanto precisamos buscar a renovação da nossa mente em Cristo e na Palavra (Rm 12.2), constantemente, a fim de não sermos arrastados pela cultura que naturaliza tais perversões.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!