Lição 8 – Como Vencer as Influências Mundanas
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” (1Jo 2.15)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O QUE VEM A SER O MUNDANISMO?
2. A INFLUÊNCIA DO MUNDANISMO
3. COMO VENCEMOS O MUNDANISMO?
OBJETIVOS
Definir os termos “mundano” e “mundanismo”;
Refletir sobre a influência do mundanismo;
Praticar os passo para vencer as influências mundanas.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)!
Na próxima aula, estudaremos um tema crucial a todo cristão, especialmente necessário de ser abordado na faixa etária de seus juvenis, quando sabemos que as ofertas e pressões mundanas são ainda maiores e a inexperiência, tal como os seus equívocos também tendem a ser.
Portanto, dedique-se ao preparo dessa aula de forma especial, tanto no âmbito técnico, bíblico-pedagógico, quanto na esfera emocional, buscando compreender e conectar-se aos seus alunos. Reflita e os ouça quanto aos seus gostos, curiosidades, necessidade de aceitação, experimentação e o que mais pode levá-los a cair seduções ilusórias mundanas. Sobretudo, prepare-se na esfera espiritual, intercedendo nominalmente por sua classe, por cada vida preciosa, que Satanás vem tentando ceifar com suas ciladas.
Através do ensino da Palavra de Deus, o Senhor usa você para pelejar por essas almas e para essa guerra Ele te disponibiliza todas as armas de que precisa, a armadura de Deus e o seu próprio Espírito! (Medite em Efésios 6.10-18).
Preparamos a lição com alguns assuntos muito necessários para debater e instruir seus juvenis biblicamente contra o sistema maligno deste mundo. Entretanto, você conhece ainda mais a realidade, hábitos, tentações e particularidades de seus alunos. Por isso, faça uma lista de assuntos mais urgentes a serem tratados aproveitando o gancho desta lição sobre como vencer as influências mundanas.
A fim de ampliar a sua perspectiva sobre o tema, além de todo conteúdo e subsídios contidos em sua revista Lições Bíblicas Juvenis, deixamos aqui a reflexão extraída da nossa rica “Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal”.
“Algumas pessoas pensam que o mundanismo está limitado ao comportamento exterior — as pessoas com quem nos associamos, os lugares que frequentamos, as atividades que apreciamos. Mas o mundanismo é também interior, porque começa no coração, e é caracterizado por três atitudes: (1) a cobiça pelo prazer físico — a preocupação com a satisfação dos desejos físicos; (2) a cobiça por tudo o que vemos — almejar e acumular coisas, curvando-se ao deus do materialismo; e (3) o orgulho das nossas posses — obsessão pela condição, posição ou por ser importante. Quando a serpente tentou Eva (Gn 3.6), tentou-a nestes aspectos.
Semelhantemente, quando o Diabo tentou Jesus no deserto, estas foram as três áreas de ataque (ver Mt 4.1-11).
Em contraste, Deus estima o autocontrole, um espírito de generosidade, e o compromisso de servir com humildade. É possível dar a impressão de evitar os prazeres mundanos e ao mesmo tempo abrigar atitudes mundanas no coração. É também possível, como Jesus, amar os pecadores e dedicar-lhe tempo, enquanto mantemos um forte compromisso com os valores do Reino de Deus. Quais são os valores mais importantes para você? Suas ações refletem os valores de Deus ou os valores do mundo?” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp.1783-84).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!