Lição 8 – O que os profetas disseram?
A lição de hoje encontra-se em: Amós 3.3-8.
Tópicos da Lição:
1. OS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO.
2. O TESTEMUNHO DOS PROFETAS.
3. O MINISTÉRIO PROFÉTICO NA IGREJA.
Prezado(a) professor(a) da classe dos Pré-adolescentes, a Paz do Senhor.
A aula desta semana tem como título “O que os Profetas Disseram?”. Os profetas do Antigo Testamento exerceram um papel importantíssimo na preservação do povo de Deus. A palavra dos profetas tinha grande influência nas decisões dos reis; na manutenção da fé que o povo exercia; e, também, no juízo divino sobre as nações desobedientes a Deus. Mas o aspecto mais importante no ofício dos profetas do Antigo Testamento diz respeito ao testemunho deles acerca do Messias.
Alguns textos do Antigo Testamento são muito claros em declarar o nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. As profecias são tão evidentes que não resta dúvida de que o Senhor Jesus, de fato, é o Messias Prometido. Muitas profecias se cumpriram nos dias de seu ministério e outras ainda vão se cumprir. O testemunho dos profetas é um dos registros mais importantes que podemos encontrar nas Escrituras Sagradas no tocante a pessoa de Cristo (cf. Is 9.1,2; 53; Sl 16.10; 22.12-18; 69.21; 78.2; Zc 9.9).
O primeiro tópico da lição aborda quem eram os profetas no Antigo Testamento. Muitos desses profetas foram chamados diretamente pelo Senhor. Embora tivessem suas profissões, muitos foram chamados não apenas para profetizar, mas, também, para deixar registrada a mensagem de Deus e os acontecimentos que ocorreram na história de Israel e Judá.
No que diz respeito à extensão de seus escritos, os profetas são conhecidos como maiores ou menores. Isso não significa mais ou menos importância no tocante à mensagem por eles anunciada, e sim ao volume de informações disponíveis em seus livros. No caso dos profetas não escritores, embora não tenham deixado livros escritos, muitos tiveram participação significativa na história do povo de Deus. Um exemplo direto é o profeta Elias (1 Rs 17.1).
O segundo tópico da lição ressalta o testemunho dos profetas que ficaram registrados nas Sagradas Escrituras. Em muitas ocasiões, esses profetas trouxeram uma mensagem de arrependimento e salvação em momentos especiais da trajetória israelita. Entretanto, a maior mensagem anunciada pelos profetas na Bíblia diz respeito ao surgimento do Messias (Is 9.6, 7).
No terceiro tópico da lição o assunto central é o ministério profético na Igreja do Novo Testamento. A profecia sempre foi importante para o povo de Deus e não deixou de ser com o advento da igreja. Obviamente, o formato não é o mesmo do Antigo Testamento. Agora o Espírito Santo manifesta a profecia na igreja por intermédio dos dons espirituais. Vale ressaltar que nenhuma profecia ou revelação manifesta através dos dons contraria a Palavra de Deus.
A ideia central da lição é o ministério profético na Bíblia. Aproveite a aula e desenhe duas colunas no quadro. Cada coluna deverá apresentar as características específicas do ministério profético no Antigo e no Novo Testamento. Apresente aos alunos as semelhanças e diferenças. Reforce que Deus operou de maneiras diferentes, porém, o Espírito que atuou nos dois modelos é o mesmo.
Tenha uma ótima aula e que Deus abençoe o seu ministério.