Lição 8 – Agar e o nascimento de Ismael
TEXTO BÍBLICO
Gênesis 16; 21.14-21
OBJETIVO DA LIÇÃO
Relatar a fragilidade da fé de Abraão e as decisões que resultaram no nascimento de Ismael.
A paz do Senhor, caro(a) professor(a)!
A lição desta semana tem como título “Agar e o Nascimento de Ismael”. A história que seus alunos conhecerão nesta aula aponta para uma crise familiar decorrente da falta de confiança em Deus. Depois que Sarai descobriu que era estéril, ela tentou resolver o problema seguindo um costume que era comum naqueles dias: empregar sua serva para gerar um filho a seu marido e, assim, Abrão teria um herdeiro para dar continuidade à sua linhagem. O resultado dessa estratégia mal pensada foi uma grande confusão familiar que, certamente, gerou muito arrependimento em Sara (Gn 16.2, 3).
A história vai revelar que aquilo que era motivo de alegria se tornara uma grande dor de cabeça para o patriarca. Além disso, o próprio Deus mostrou ao seu servo que aquela decisão, embora fosse uma solução imediata, não estava em concordância com o propósito divino para Abrão. O Senhor havia declarado que ele seria pai, porém, o seu descendente seria gerado do ventre de Sarai, e não da escrava Agar (cf. Gn 17.19). Infelizmente, a decisão precipitada de Abrão e Sarai trouxe conflito entre os descendentes da família até os dias atuais.
Ensinamentos extraídos da Lição
A história de Abrão e Sarai neste episódio tem muito a ensinar aos seus alunos. Em primeiro lugar, é importante explicar que o fato de Agar gerar um filho a Abrão não era considerado errado naquela cultura, haja vista que havia servas naquela época que eram empregadas com esse propósito.
A decisão de Sarai, naquela ocasião, era fruto de um desespero pelo fato de que os anos se passaram e ela já estava com uma idade avançada para gerar uma criança (cf. Gn 21.1, 2). Sarai não acreditou que Deus poderia realizar um milagre. Esse tipo de comportamento é muito comum nos dias atuais. Há muitas pessoas que não acreditam mais no cumprimento das promessas de Deus. Em razão disso, muitos tentam dar uma “ajudinha” para Deus e se antecipam a procurar meios para resolver seus problemas. Mas Deus não deixa de cumprir suas promessas (Hb 10.23).
O aspecto mais importante que você pode destacar nesta lição diz respeito à confiança em Deus. Ressalte que a caminhada na fé exige de cada crente uma confiança permanente na Palavra de Deus. Abrão também não se mostrou confiante quando ouviu a proposta de sua esposa e aceitou antecipar-se a gerar um filho com Agar. Mas Deus é misericordioso e surpreendeu seu servo, gerando um filho por meio de Sarai, já em idade avançada porque Deus é fiel.
Método sugerido
Conhecer as Escrituras é resultado de bastante dedicação com leitura e contato com comentários bíblicos que complementam a compreensão do texto com maiores informações. No caso dos juniores, a fase que estão vivendo é de descoberta e acesso a informações mais concretas sobre as histórias bíblicas. Para facilitar a fixação das informações, professor(a), você pode utilizar algumas estratégias específicas:
“Pôsteres. Imprimir o texto da Escritura em um pôster com uma figura não apenas faz os alunos se lembrarem do versículo, mas também ajuda a decorar a sala de aula. Você pode recorrer ao pôster quando revisar o versículo em classe. Além disso, ele também será um lembrete subconsciente do versículo.
Encontre a palavra. Especialmente as crianças gostam de resolver os problemas. Escreva o versículo, mas embaralhe a palavra ou frase. Peça aos alunos que revejam o versículo e corrijam-no. Você pode usar essa técnica perto do final do trimestre para rever vários versículos.
Testemunhos. Um testemunho do que um determinado versículo significa para alguém ajudará a motivar os seus alunos a entender o versículo que eles estão memorizando. Dedicar alguns minutos a contar a história que está por trás de um versículo será eficaz se isso despertar no aluno o interesse de aprender o versículo.
Jogral. […] A participação do jogral pela classe pode ajudá-la a aprender melhor. Divida a classe em várias seções e peça a cada uma delas para memorizar uma parte do versículo. Feito isso, peça a cada um dos diversos grupos que recite, em conjunto, a sua parte do versículo. Alternando os grupos, cada membro da classe aprenderá o versículo completo. Um versículo que parece impossível de ser memorizado será memorizado por todos em 10 ou 15 minutos.” (TOWNS, Elmer L. Enciclopédia da Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp. 392-394).