Lição 7 – A Importância da Comunicação
“Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade” (Rm 12.13).
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
2. OS PERIGOS DA FALTA DA COMUNICAÇÃO
3. RESGATANDO A COMUNICAÇÃO SAUDÁVEL
OBJETIVOS
Apresentar a importância da comunicação e os benefícios da boa comunicação;
Refletir sobre os perigos da falta de comunicação;
Estimular o resgate da comunicação saudável.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como você está? Esperamos que, a despeito das adversidades, você se mantenha firmado(a) na Rocha inabalável que é Cristo, ciente de que todo o resto passará, sem demora (Cf. Mt 7.24-29).
A fim de melhor se preparar para a próxima aula, reflita por um momento sobre como é a sua comunicação com seus alunos. Eles conversam com você sobre suas questões pessoais? Procuram-no(a) para tirar dúvidas acerca do tema estudado em classe ou outro assunto bíblico? Confidenciam-lhe segredos e pedidos de oração? Uma boa comunicação e confiança são elementos indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem, especialmente se tratando de educação cristã.
Na próxima aula, vamos refletir sobre a importância da comunicação e, como sempre reforçamos aqui, os seus alunos prestam mais atenção no seu proceder do que nas suas palavras. Portanto, ambos precisam estar em concordância.
Comunique-se com seus juvenis de forma honesta, até mesmo quanto às suas vulnerabilidades. Caso tenha dificuldade nessa área, por exemplo, esta é uma excelente oportunidade para compartilhar com a turma. Provavelmente, os alunos que também possuem essa ou outra característica introspectiva se sentirão mais encorajados, após você lhes contar sobre como lida com as suas.
Quando o assunto é comunicação, lembremo-nos das palavras do próprio Jesus explicando que não é o que entra na boca que contamina o ser humano, mas sim, o que sai dela, pois a boca fala do que está cheio o coração e é isso que define se uma pessoa é pura ou impura (Cf. Mt 15.11,18).
Portanto, veja que rica oportunidade de refletir junto à classe sobre a importância das nossas palavras e conversas; do que escolhemos ouvir/ler e falar/escrever, pois são essas escolhas que vão moldando o nosso coração.
Reforce que o mesmo princípio vale também para o ambiente virtual. E que o Espírito Santo permanece onipresente, mesmo quando eles não dão “like” nos vídeos que veem ou nos posts que leem nas redes sociais, por exemplo.
Sugerimos que você aproveite esse gancho para conversar com seus juvenis sobre ciberbullying, a cultura do ódio e do cancelamento e os inúmeros jovens que sucumbem à depressão ou até mesmo ao suicídio, devido a comentários ofensivos recebidos na internet. Infelizmente, a comunicação violenta é cada vez mais naturalizada, especialmente nos espaços virtuais. Precisamos estar atentos a isso e escolher fazer a diferença também nesses espaços.
“Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um” (Colossenses 4.5,6).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!