Lição 6 – A primeira chuva
ESPAÇO DO OBJETIVO
Que a criança aprenda que a primeira chuva foi o dilúvio e que Deus guardou Noé porque ele era obediente.
ESPAÇO DA PROFESSORA
Prezada professora, “estudaremos nesta semana uma das mais queridas histórias bíblicas: a Arca de Noé. Nela, a família de Noé e pelo menos um casal de cada animal foi salvos do dilúvio. Para não haver confusão entre arca e barco, a explicação é simples: a arca é uma caixa para se guardar coisas valiosas. A arca feita por Noé era bem grande e, feita com madeira flutuante e impermeabilizada com betume, funcionou como um barco. Só que esse barco não tinha leme. Noé não lhe determinava o rumo. Quem o dirigia era o próprio Deus! E mesmo se houvesse nele instrumentos de navegação, Noé teria deixado o seu curso na mão de Deus. Ele era um homem acostumado a obedecer ao Senhor.
Noé viveu e criou os filhos em uma ‘terra corrompida’, ‘cheia de violência’, onde ‘a maldade do homem se multiplicara, e toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente’ (Gn 6.5,11). Contudo, ele ganhou os filhos para Deus, separando-os do mundo mau e apontando-lhes a porta da arca. Por sua vez, Deus mostrou-lhe fidelidade, conservando-os na arca e salvando-os do dilúvio” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
“Que tal transformar sua sala em arca? Não precisa muita arte, nem material; a imaginação das crianças supre qualquer falta. Com canetinha, giz de cera e papel pardo, faça a parede da arca e recorte nela uma porta. Cole o papel na parede de fora da sala, encaixando o recorte da porta da arca no vão da porta da sala. Não precisa ocupar toda a altura da parede e da porta, uma vez que as crianças são pequenas. (Os adultos que se abaixem!)
Se quiser caprichar ainda mais, faça máscaras de animais para as crianças. Você e os auxiliares podem caracterizar-se de Noé e sua família.
Receba os alunos, dizendo: Que bom você ter vindo à Escola Dominical para estudar a Bíblia! Isso mostra que você é uma criança obediente e fiel a Deus. Você vai gostar da história de hoje! Quer entrar na arca de Noé? Escolha uma máscara de animal e seja bem-vindo!” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DAS ARTES E ATIVIDADES ESPECIAIS
“Trazendo os casais para a arca
Materiais: Uma caixa de papelão, que você transformará em arca, desenhando nas laterais o formato da arca. Vários animais de brinquedo (pelúcia, tecido ou plástico). Mas atenção: Deve haver dois de cada, ainda que sejam diferentes no tamanho, cor ou material. (Comunique-se com os pais durante a semana e peça que levem os bichinhos que as crianças tiverem em casa. Para distinguir macho e fêmea, coloque laço ou florzinha na fêmea. Uma fita escura em forma de gravata no pescoço caracterizará o macho.)
Coloque a “arca” num extremo da sala. No outro extremo, amontoe os bichinhos misturados. As crianças terão de encontrar os casais e levá-los até a arca. Será um exercício de cooperação.
Converse: Quantos casais de animais Deus mandou Noé guardar na arca? (Dos que serviam para comer, sete; dos outros, um.) Noé teve de procurar os casais de animais? (Não.) Como eles vieram para a arca? (Deus os mandou.)” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DO ATÉ LOGO
Depois de repetir o versículo e o cântico sugerido na seção Espaço do Louvor, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para que leiam (em uma bíblia infantil) a história da criação que se encontra em Gênesis.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!