Lição 6 – O Encontro de Moisés com Deus
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Fale a favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.” (Provérbios 31.8)
OBJETIVO
Que o aluno compreenda que, quem ama e quer agradar a Deus, precisa se importar e ajudar aos necessitados.
PONTO CENTRAL
Apesar das nossas limitações, Deus quer nos usar para ajudar o próximo.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)!
Na próxima lição, ensinaremos aos Primários sobre um encontro mais do que especial, marcado por um chamado de Deus para socorrer o seu povo: “O encontro de Moisés com Deus”.
Assim como fez com Moisés, você já imaginou que o Todo-Poderoso pode fazer da sua vida a resposta de oração de alguém?
Na verdade, todo salvo em Jesus, no momento de seu encontro com Deus, junto à tão grande salvação, recebe também um chamado: a comissão de ser sal e luz do mundo, de ser testemunha de Jesus na Terra. Como a origem etimológica do próprio nome “cristão” já reforça, precisamos ser “pequenos Cristo” neste mundo, que clama desesperadamente por isso.
Portanto, aproveitamos esse espaço para propor como subsídio da semana, a reflexão e autoanálise quanto ao que temos feito como representantes de Jesus e o que mais podemos fazer para ajudar ao nosso próximo. Como temos nos portado, temo sido a resposta divina ao clamor dos perdidos?
Lembremos das palavras de Jesus, sobre quando vier o Filho do homem, em sua glória, dizendo aos que estiverem à sua direita: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. […] Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.” (Mateus 25.35,36,45).
O que temos feito pelos que tem fome, sede, pelos desabrigados, pelos enfermos, encarcerados, pelos desfavorecidos, injustiçados e pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza – que, como revela o IBGE, aumentou drasticamente em nosso país, após a Pandemia?
Nós somos a resposta que o mundo precisa porque o amor de Cristo nos alcançou para que sigamos, levando-o adiante, a fim de que também alcance a muitos! Que possamos contagiar os nossos Primários com o amor de Jesus pelos aflitos. Amor que um dia nos salvou e hoje nos comissiona a fazer o mesmo em prol de outros.
Que sejamos como Moisés, que, embora não vivesse mais sob o jugo dos egípcios, se importou e foi até aqueles que ainda estavam escravizados, levando-os uma Palavra de libertação da parte de Deus!
Converse com a sua liderança na Escola Dominical e, sob a bênção pastoral, promovam alguma atividade de ajuda social na qual a classe de Primários possa cooperar, seja por meio de doação de roupas, mantimentos, brinquedos; visitas a abrigos de crianças ou lar de idosos; distribuição de cestas básicas às famílias necessitadas; ou algum outro trabalho desse tipo que a igreja já desenvolva. O objetivo é, desde já, inserir os primários nesses ministérios, despertando neles o desejo de servir a Deus por meio do serviço ao próximo.
“Procure salvar quem está sendo arrastado para a morte. Você pode dizer que o problema não é seu, mas Deus conhece o seu coração e sabe os seus motivos. Ele pagará de acordo com o que cada um fizer” (Pv 24. 11,12 – NTLH).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula.