Lição 4 – Noé e o Dilúvio
TEXTO BÍBLICO
Gênesis 6–8
OBJETIVO DA LIÇÃO
Delinear os dias que antecederam ao Dilúvio e o exemplo de fé apresentado por Noé.
Prezado(a) professor, a paz do Senhor!
A lição desta semana tem como título “Noé e o Dilúvio”. Seus alunos aprenderão que, assim como nos dias de Noé, há muitas pessoas que não acreditam que chegará o Dia do Juízo de Deus sobre a Terra. Deus prometeu a Noé que enviaria um Dilúvio para pôr fim à maldade que predominava naquele tempo, porquanto, os homens se tornaram orgulhosos e distantes cada vez mais do Criador (cf. Gn 6.13, 17).
Apesar de tomar a decisão de destruir a Terra com água, Deus prometeu também guardar Noé e sua família em uma arca com a finalidade de recomeçar todas as coisas (cf. Gn 6.18). Noé era um homem justo e temente a Deus no meio de uma geração injusta e maldosa. Mas o Criador viu tudo o que o seu servo teve de enfrentar para não se corromper.
Ensinamentos extraídos da Lição
Há muitas lições que os Juniores podem aprender com o exemplo de Noé:
1. Em primeiro lugar, vale destacar a realidade dos dias de Noé. De modo semelhante, nos dias atuais, as pessoas não têm buscado se aproximar de Deus. Pelo contrário, muitos têm se entregado ao pecado e cometido maldades parecidas com aquelas praticadas nos dias de Noé.
2. O segundo ponto a considerar diz respeito à fidelidade de Noé. A Igreja do Senhor deve ser manter fiel a Ele assim como fez Noé, que mesmo em dias difíceis, não abandonou a fé. Assim como o Dilúvio veio e Deus salvou Noé e sua família por meio da Arca, a Igreja do Senhor também será salva da Tribulação que há de vir sobre toda a terra por meio do Espírito Santo. O Senhor Jesus prometeu voltar para buscar a sua Igreja para que onde Ele estiver seus servos estejam também (cf. Jo 14.1-3).
3. Um terceiro ponto a destacar é a construção da Arca. Não se tratava de uma embarcação para navegar, mas apenas de uma caixa flutuante que tinha a finalidade de preservar a vida de seus ocupantes. Da mesma forma é a Igreja neste mundo. Deus chama seus servos para proclamar a Mensagem da Salvação e anunciar que o dia do “Dilúvio” virá, isto é, o Juízo de Deus sobre as nações e somente aqueles que estiverem dentro da Arca é que serão salvos da “inundação”. Isso significa que as pessoas precisam, além de crer em Jesus Cristo, pertencer à uma igreja, congregar com os salvos para que possam aprender a Palavra de Deus e fortalecer a fé (cf. Hb 10.25).
Converse com seus alunos sobre esses pontos específicos e reforce que a verdadeira fé nos leva a obedecer à Palavra de Deus, mesmo quando todas as outras pessoas decidem fazer o que é errado.
Sugestão de método
Professor(a), os Juniores estão em fase de amadurecimento das capacidades cognitivas, isto é, a inteligência está em desenvolvimento constante. Sendo assim, você pode realizar com eles uma atividade que explore a capacidade de relacionar as informações. Você pode listar o comportamento das pessoas e outros aspectos que caracterizam os dias de Noé e relacioná-los com situações e comportamentos dos dias atuais que comprovam que a Palavra de Deus está certa. Ao final, eles perceberão que essa semelhança é uma prova cabal de que a Volta de Jesus Cristo está muito mais próxima do que imaginávamos.
Tenha uma ótima aula.