Lição 3 – A primeira família
TEXTO BÍBLICO
Gênesis 4
OBJETIVO DA LIÇÃO
Descrever a formação e o relacionamento da primeira família na Terra.
Prezado(a) professor(a) da classe dos Juniores, a paz do Senhor.
A lição desta semana diz respeito à formação da primeira família na Terra. Deus, o Criador, além de ter feito o universo, criou o homem de forma especial e o colocou no jardim do Éden para o lavrar. Entretanto, não convinha que o homem vivesse sozinho. Então, o Senhor formou a mulher e, depois de um tempo, Adão e Eva tiveram filhos (cf. Gn 4.1, 2). Aconteceu que a terra foi contaminada pelo pecado do primeiro casal e isso trouxe graves consequências para a humanidade logo no início da criação (Gn 3).
A história que seus alunos aprenderão na lição desta semana mostra a divisão que havia entre os integrantes da primeira família da Terra. Após Caim trazer o fruto da sua colheita para oferecer a Deus, seu irmão trouxe também uma oferta: o primogênito das ovelhas de seu rebanho. Diz a Bíblia que Deus atentou para a oferta de Abel, porém, a de Caim não agradou ao Senhor. Isso deixou Caim muito irado a ponto de desejar fazer o mal contra seu irmão.
Certo dia, Caim chamou Abel para ir ao campo e ali tramou contra ele. A Bíblia relata que Caim se levantou e matou seu irmão (cf. Gn 4.8). Isso deixou o coração de Deus muito irado de modo que não restou outra saída a não ser punir Caim pelo mal que havia cometido. Desde então, ele seria maldito em tudo o que fizesse, vivendo errante e fugitivo pela Terra (v. 12). Então o Senhor pôs um sinal sobre Caim para que não fosse morto por qualquer pessoa que o achasse pelo caminho (v. 15).
Ensinamentos extraídos da lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e transmitidas aos seus alunos com cuidado, porquanto, é importante observar o nível de maturidade dos juniores para terem acesso a certos conceitos e explicações.
1. Observe que é necessário mostrar aos seus alunos que o ciúme por conta do sucesso ou êxito de um irmão não pode ser motivo para lhe causar algum mal. Assim, também, a inveja, a competição, o orgulho e sentimentos semelhantes a esses que tem como finalidade prevalecer contra o próximo devem ser rejeitados entre os crentes (cf. Rm 13.10).
2. Na sequência do texto, o Criador deixa claro que se Caim fizesse o que era certo e justo, também seria aceito, assim como a sua oferta (cf. Gn 4.6, 7). Todavia, a reação de Caim revela o lado sombrio do filho mais velho de Adão e Eva. Ele era inclinado a fazer o mal e, por esse motivo, não se arrependeu de verdade, mas apenas sentiu remorso pelo mal que havia feito. Esse comportamento afetou não somente a seu irmão, mas também a toda a sua família. Aproveite para ensinar seus alunos a serem pessoas humildes. Explique que devemos demonstrar arrependimento quando fazemos alguma coisa errada contra Deus ou mesmo contra o próximo e sempre pedir perdão (cf. Mt 6.12, 14, 15).
O método aplicado
Professor(a), você pode aproveitar o momento da aula para estimular o perdão entre os alunos. Converse com eles e pergunte se gostariam de pedir desculpa para alguém que fizeram mal na última semana.
Distribua uma folha de papel A4 aos alunos, instrua-os a dobrar a folha ao meio e escrever uma carta curta pedindo desculpas e desejando a bênção de Deus sobre a vida da pessoa. A mensagem na carta deve ser acompanhada por um versículo bíblico com a referência. Depois, os alunos poderão decorar a carta por fora com uma linda pintura. Providencie canetinhas coloridas e lápis de cor.
Ao final da aula, ore com os alunos pedindo a Deus a sua bênção para que cumpram o mandamento de amar o próximo com sinceridade e gratidão, pois somos filhos de Deus e irmãos em Cristo. A alegria do nosso irmão ao ser abençoado também deve ser a nossa.
Que Deus abençoe o seu trabalho e bons estudos!