Lição 1 – O primeiro encontro na Bíblia
Objetivo: Que o aluno entenda que Deus criou o ser humano para se relacionar com Ele, mas o pecado nos afastou de Deus.
Ponto central: Não precisamos nos esconder de Deus, pois Ele já providenciou o nosso perdão.
Memória em ação: “Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna […].” (Romanos 6.23a)
A Paz do Senhor, querido (a) professor (a)!
É com imensa alegria que iniciaremos não apenas um novo ano, mas também um novo tempo de Deus em nossas vidas e ministérios. Trabalhamos e oramos para que você e seus alunos sejam ricamente abençoados e avivados na alegria da salvação e no comprometimento com a Grande Comissão (Cf. Mc 16.15).
Empenhamo-nos para ajudá-lo ao máximo a cumprir com dedicação e excelência o seu chamado de ensinar as Sagradas Escrituras. Que o Espírito Santo a renove e a inspire nesta proposta pedagógica de abordar o tema missões pelo mundo, assim como em cada estudo proposto nas lições dominicais.
O tema deste primeiro trimestre objetiva que cada Primário tenha, deseje e ore por um encontro genuíno e transformador com Deus. Como é de seu conhecimento, há muitas crianças que entregam suas vidas a Cristo nesta faixa etária e levam esta decisão a sério por toda a sua vida. Por isso, além de buscar o preparo técnico e teórico, precisamos também orar e jejuar pela salvação de nossos pequeninos, obra que só Jesus Cristo pode operar.
Para abrir as nossas aulas com chave de ouro, falaremos no próximo domingo sobre o primeiro encontro na Bíblia. Você recorda do seu primeiro contato, primeiro encontro com Deus? A primeira vez que ouviu sobre a graça e amor de Jesus Cristo, sobre o seu sacrifício na cruz; a primeira experiência sentindo o Espírito Santo; a oração na qual entregou sua vida a Cristo; a ocasião na qual falou em línguas pela primeira vez…? São lembranças que aquecem os nossos corações, não é mesmo? Certamente foram marcantes, transformadoras e decisivas no rumo de toda a nossa história. Por isso, que tal compartilhá-las com os seus alunos?
O compartilhamento de seu testemunho com seus Primários, na linguagem e tempo adequado à faixa etária deles, além de edificá-los, aguçando a sede espiritual em seus corações, permite ainda que eles a conheçam melhor, saibam mais sobre a sua trajetória e vida pessoal fora da sala de aula, fortalecendo assim, ainda mais, o laço entre vocês. Esta intimidade, trocas de experiências e confiança estabelecida favorecem muito o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, elas certamente enriquecem a sua aula, pois mostra com exemplos, que os milagres narrados na Bíblia e a ação sobrenatural de Deus ainda ocorrem em nossos dias. Que cada um de nós, inclusive os pequeninos, busquemos ao Senhor a fim de que tais obras gloriosas continuem ocorrendo em nossas vidas.
Que em 2024, o Senhor renove a alegria por seu chamado, a fim de que as suas próximas aulas sejam ministradas aos pequeninos com toda a riqueza de sua experiência, mas também toda empolgação e pureza de como quando você ouviu estas histórias pela primeira vez. Afinal, nunca se esqueça de que, para muitos deles, é a primeira vez que as ouvem. Portanto, dedique-se ao máximo para que seja especial e inesquecível.
Jesus abençoe esse novo ano para você e seus alunos!