Lição 1 – O Papai do Céu fez todas as coisas
Assunto da Lição: Gratidão
Para memorizar: “O Senhor Deus fez a terra: […] ele criou o mundo […].” (Jeremias 10.12)
ORIENTAÇÕES INICIAIS
Professor(a), “o tema deste trimestre é um dos mais gostosos de se trabalhar com o Jardim de Infância. Proporciona muita criatividade e fazeres interessantes, desde a decoração da classe às atividades dos alunos. Então prepare-se para um trimestre cheio de cores, formas e imaginação. O “Cantinho da Natureza” não pode faltar, e deve ser inaugurado logo na primeira aula. Aliás, será melhor chamá-lo de “Cantinho da Criação”.
Cantinho da Criação
Um pequeno espaço na sala, onde você porá desde sementes e ovos a peixinhos num aquário! Comece colocando o versículo “No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1), e faça as crianças repeti-lo todos os domingos, além do versículo do dia. Os elementos começarão a ser postos a partir da segunda aula.
Caixa da Criação
E comece a fazer a “Caixa da Criação”: Pegue uma caixa de sapato grande e forre-a por dentro com papel branco. Na frente da caixa, faça um furo de dois centímetros de diâmetro. Corte fora a parte central da tampa (quase a tampa toda) e substitua-a por um celofane amarelo. Prepare um retângulo de papelão maior que a tampa da caixa, forre-o com tecido ou papel preto, e use-o para cobrir o celofane na hora da lição, a fim de escurecer a caixa por dentro.
Painel Temático
Outra ideia é o painel do tema, que pode chamar-se “Aprendendo do Começo”. Ele pode ter o formato de um livro, ou de um globo. Nele, você e os alunos colarão a figura mais significativa de cada lição.
Enquanto “cria” a sua sala e as suas aulas, pense na criatividade e no esmero divinos ao trazer à existência todas as cores, formas, belezas, vidas… e glorifique ao Criador, com palavras e atos. Que o preparo e a apresentação de cada aula sejam um hino de louvor ao Criador e mantenedor do universo. Lembre-se: Você apresentará aos pequeninos a doutrina bíblica da criação, inculcando-lhes que Deus criou todas as coisas com o poder da sua palavra” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Jardim de Infância. Rio de Janeiro: CPAD).
ENSINANDO VALORES
Com o objetivo de trabalhar valores espirituais e morais na classe do Jardim de Infância, a criança precisa entender o quanto ela é amada por nosso Deus, nosso Criador, que além de nos criar, cuida de nós.
Diga à turma que o cuidado é recebido e também é transmitido. Por isso, se alguém próximo da criança precisa receber algum cuidado, a criança pode fazer aquilo que estiver ao seu alcance. Faça uma oração de agradecimento por todos os cuidados recebidos de Deus e peça que o Senhor dê um coração altruísta aos seus alunos.
INICIANDO A AULA
“Apresente aos alunos a nova revista e a nova decoração da sala. Anuncie que estudarão o primeiro livro da Bíblia – Gênesis, o livro que nos conta como tudo começou. (Ajude-os a localizar Gênesis na Bíblia).
Oração
Papai do Céu, obrigado pela nova revista que começamos a estudar. E obrigado pelo livro de Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, que nos ensina sobre o começo de todas as coisas. Em nome de Jesus, amém.
Brincando de “Pega-luz”
Começaremos nossa primeira aula do trimestre com uma brincadeira. Vamos brincar de “Pega-Luz”.
Feche portas e cortinas a fim de escurecer a sala. Segure a lanterna acesa e mova o facho em várias direções, desafiando os alunos a pegar a luz. De vez em quando pare e mantenha o facho dirigido a um só lugar, permitindo que tentem pegá-lo. Eles verão que é impossível pegar a luz. A partir daí, indague: De onde surgiu a luz que clareia o mundo todo? Em nossa lição de hoje, veremos como nasceu a luz” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Jardim de Infância. Rio de Janeiro: CPAD).
VOCÊ SABIA…
“Gênesis significa “início” ou “origem”; registra o início do mundo, da história da humanidade, da família, da civilização, da salvação. É a história do plano e do propósito de Deus para a criação. Como livro do começo, Gênesis estabelece o cenário para toda a Bíblia. Revela a pessoa e a natureza de Deus (Criador, Sustentador, Juiz, Redentor); o valor e a dignidade do ser humano (feito à imagem de Deus, salvo pela graça, usado por Deus no mundo); a tragédia e as consequências do pecado (queda, separação de Deus e julgamento); e a promessa e a segurança da salvação (conserto, perdão e promessa do Messias)” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD).
ENCERRAMENTO DA AULA
Recapitule rapidamente os objetivos da aula. Agradeça ao Papai do Céu por ter criado o mundo em que vivemos. Na sequência, crie expectativa na classe, dizendo que na próxima aula eles saberão como o Papai do Céu fez as pessoas. Ore e despeça-se.
Plano de aula
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: | 1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula • Oração para início da aula |
10 minutos |
Assunto da lição | 5 minutos |
Para memorizar | 10 minutos |
História bíblica | 15 minutos |
Fixação do ensino | 15 minutos |
Atividades do aluno | 15 minutos |
Até a próxima aula | 5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.