Lição 1 – Deus criou os céus e a terra
TEXTO BÍBLICO
Gênesis 1.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Apresentar Deus como o Criador do universo e os fatos que decorreram nos primeiros dias da criação.
A paz do Senhor, professor(a) da classe dos Juniores.
É com imensa alegria que iniciamos um Novo Ano de estudos com a revista Lições Bíblicas Juniores. A partir de agora, você e sua classe desfrutarão de um novo material, mais dinâmico, didático, enriquecido com orientações pedagógicas que são fundamentais para o aperfeiçoamento do seu trabalho como professor da Escola Dominical.
Neste 1º trimestre, seus alunos estudarão o tema “Deus e a Criação”. Os juniores são muito curiosos e gostam de pesquisar, descobrir coisas novas e, por esse motivo, o estudo das histórias bíblicas é indispensável para que seus alunos conheçam os testemunhos e eventos que descrevem quem é Deus e a forma maravilhosa como Ele se relaciona com o seu povo.
Na primeira lição, que tem como título “Deus criou os Céus e a Terra”, seus alunos aprenderão que há muitas teorias que tentam explicar como surgiu o universo e de que forma fomos criados. Ressalte que essas teorias são apenas possibilidades inventadas pelos homens e muitas delas têm como objetivo negar a existência de Deus. Mostre aos seus alunos que a única verdade é aquela ensinada pela Palavra de Deus registrada no livro de Gênesis. Os primeiros capítulos nos mostram como Deus criou os céus, a terra, o homem e, no sétimo dia, descansou (Gn 1—2). Ressalte também sobre a importância de respeitarem ao que é ensinado na escola secular e obedecerem aos professores, mesmo sabendo que a verdade bíblica está acima de qualquer ensinamento. Ressalte que a visão bíblica é a descrição que aceitamos pela fé (Hb 11.3).
No tocante ao Currículo de Escola Dominical, vale destacar que a proposta não é apenas tornar a apresentar as histórias bíblicas, mas também, inovar na forma como o ensino da Palavra de Deus pode ser transmitido aos nossos alunos. Cada vez mais as necessidades de aprendizagem passam por mudanças significativas. Isso acontece porque o modo como nossos alunos aprendem está mudando e, por essa razão, o professor precisa se atualizar na forma como ensina esta nova geração. É preciso rever a metodologia em sala de aula. Mas o que significa “metodologia”?
A metodologia diz respeito ao método (estratégia) aplicado para ensinar seus alunos algum conteúdo. Elmer L. Towns discorre um pouco sobre este esse assunto em sua obra:
“Um método é um procedimento ou processo ordenado. Os métodos de ensino são apenas instrumentos de instrução para atender às necessidades do aluno. O verdadeiro ensino inclui: contar, mostrar e fazer. A variedade é o tempero da vida, e o segredo é usar vários métodos de ensinar a Bíblia, para despertar e manter o interesse.
Como escolher o método correto de ensino?
Escolha um método apropriado para a faixa etária dos seus alunos. A discussão, por exemplo, não é um método apropriado para a classe dos juniores, uma vez que eles provavelmente não compreenderão a lógica.
Escolha um método que seja adequado para sua classe, e as dimensões da sala de aula. Se a sua classe for muito grande, pequenos grupos para discussão destacarão a interação entre os alunos.
Escolha um método de acordo com o seu orçamento. Se a sua Escola Dominical tem um pequeno orçamento, você pode ter acesso a filmes ou usar o retroprojetor (preferencialmente, o Datashow).
Escolha um método tendo em mente a variedade. As palestras são uma maneira excelente de transmitir a verdade de Deus, mas quando usadas todos os domingos, há um excesso. A variedade é o tempero da vida, especialmente nas aulas da Escola Dominical.
Escolha um método que envolva os seus alunos. Aprender não é receber fatos, mas envolver-se com fatos. Portanto, escolha um método que fará com que os seus alunos interajam como conteúdo, com outros alunos, e com você, como professor. A Escola Dominical é um local de ginástica mental, onde os alunos se exercitam na Palavra de Deus.
(Texto extraído e adaptado do Livro Enciclopédia da Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp. 399, 400).
Portanto, caro(a) professor(a), tenha em mente que o método mais apropriado parte do princípio de quem são os seus alunos. É preciso conhecê-los, descobrir o que mais desperta o interesse deles, que atividade pode ser aplicada de modo que eles sintam-se envolvidos. Pense nisso e a sua aula será muito proveitosa.
Tenha um excelente trimestre e boa aula!