Lição 14 – O Amor por Deus de todo o coração
LEITURA BÍBLICA: Marcos 12.28-34.
A MENSAGEM: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo” (Lucas 10.27).
OBJETIVOS:
RESSALTAR o que a Bíblia ensina sobre o amor por Deus;
DESTACAR que a verdadeira forma de amar requer sacrifícios;
APONTAR que o amor a Deus é prioridade.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor!
Estamos encerrando mais um trimestre de estudos com a revista Lições Bíblicas Adolescentes. O assunto estudado neste trimestre é o amor. A partir de um estudo sistematizado, seus alunos aprenderam várias lições concernente ao amor na perspectiva bíblica. Nesta última lição, trataremos a respeito do amor pelo Criador. É muito comum o ser humano demonstrar amor ou afeto por várias coisas, seja por bens materiais, por pessoas, por lugares ou até mesmo por animais. Tudo isso é valido e não há pecado algum demonstrar afeto por esses aspectos da vida que nos fazem bem. Contudo, o amor por Deus deve ser de todo o coração, com todas as nossas forças e com todo o entendimento (Dt 6.5).
Diferentemente do que muitos pensam, amar a Deus acima de todas as coisas não consiste em sentimento. O amor por Deus incide em temê-lo, reverenciá-lo e demonstrar completa devoção e submissão ao Senhor. Significa reconhecê-lo como único Deus e Senhor das nossas vidas (Ec 12.13). Na prática, o amor por Deus é demonstrado na medida em que nada mais assume o seu lugar no coração humano. Ele tem a prioridade completa acima de qualquer pessoa, coisa ou lugar. Esse amor por Deus se comprova à medida que o ser humano se submete a Ele e guarda os seus ensinamentos registrados nas Escrituras Sagradas (Jo 14.21).
O Comentário Devocional da Bíblia destaca o amor por Deus da seguinte maneira: “Moisés diz que a comunicação da fé começa com o próprio amor que os pais sentem por Deus. O amor ‘de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder’ (Dt 6.5). Esse tipo de amor nos abre para Deus, para que Ele possa escrever os seus mandamentos em nosso coração (v. 6). Mas, por que isso é tão importante? Porque enquanto os mandamentos de Deus parecerem apenas ordens gravadas numa pedra, nunca seremos capazes de transmiti-los ou de transmitir o nosso amor por Deus. É somente quando Ele escreve suas leis no nosso coração, e eles passam a ter alguma expressão na nossa vida, que somos capazes de ‘intimá-las’ aos nossos filhos (v. 7)” (CPAD, 2012, p. 111).
Professor(a), converse com seus alunos sobre o que significa amar a Deus. Recapitule um pouco das lições centrais extraídas de cada lição estudada ao longo do trimestre e reforce que o amor por Deus deve ser demonstrado pela nossa obediência a Ele. Leia para os alunos 1 João 4.10 e explique que o amor que temos por Deus nos leva a amar o próximo. Aproveite esta última aula e realize uma confraternização com a classe a fim de promover a comunhão entre os alunos.
Tenha uma excelente aula!