Lição 12 – O Cristão na Escola
A lição de hoje encontra-se em: 1 Timóteo 4.13; 2 Timóteo 3.15-17.
Tópicos da Lição:
1. ESTUDAR É PRECISO.
2. PREPARANDO O MEU FUTURO.
3. FALANDO DE JESUS PARA OS MEUS AMIGOS.
CONCLUSÃO
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor!
Na lição desta semana, seus alunos aprenderão sobre a importância do testemunho cristão na escola. A fase da pré-adolescência é marcada por muitas mudanças, inclusive, na maneira como seus alunos se socializam. É natural que a influência das amizades provoque mudanças comportamentais e emocionais. Diante dessa nova realidade, seus alunos podem aderir a novas ideias e comportamentos na intenção de serem aceitos por seus colegas. Esse processo é importante na fase em que eles estão vivendo. Entretanto, o ensino da Palavra de Deus se faz necessário para que eles possam ter, além da formação humana, também a espiritual. Somente conhecendo e refletindo sobre os ensinamentos da Palavra de Deus os seus alunos poderão desenvolver o caráter cristão (Fl 4.8).
O primeiro tópico da lição ressalta a importância de os pré-adolescentes preocuparem-se com os estudos. Geralmente, alunos pré-adolescentes estão cursando o 6º ou 7º ano do ensino fundamental. Nesse ciclo, o currículo aplicado nas escolas assume uma nova organização, bem como a divisão de matérias que requer a participação de novos professores. Dessa forma, seus alunos passam a receber novos conhecimentos de ordem humanista, plural e secularizada. Por esse motivo, eles precisam estar firmados na Palavra de Deus para que possam lidar com as ofertas do mundo e posicionarem-se firmes na fé. Não podemos nos mover da esperança da salvação (Cl 1.23).
O segundo tópico destaca a relevância de preparar-se para o futuro. A escola é um lugar de aprendizado e desenvolvimentos da vida escolar com vista em preparar-se academicamente e profissionalmente para o futuro. Logo, seus alunos devem ser ensinados a não perder o foco no ambiente escolar. O compromisso com a vida escolar é indispensável para que seus alunos estejam preparados para as oportunidades que surgirão no futuro. Contudo, o aprendizado secular deve ser acompanhado do aprendizado bíblico. O conhecimento secular, além do preparo intelectual para a formação profissional, molda uma visão humana e limitada de sociedade. Em contrapartida, o conhecimento bíblico molda no crente uma visão de vida neste mundo com vista em vivê-la de acordo com a vontade de Deus (Rm 12.1, 2).
No terceiro tópico da lição seus alunos são encorajados a anunciar Jesus aos seus colegas de classe. O relacionamento dos crentes com as pessoas que não seguem a mesma fé deve ser de respeito. O fato de não concordarmos com as suas ideias e comportamentos não significa que temos de ignorá-las. Caso contrário, teríamos de sair deste mundo. Entretanto, o Senhor nos chama para sermos “sal da terra” e “luz do mundo” (Mt 5.13, 14). Fazer a diferença apenas no ambiente cristão, onde há pessoas que pensam da mesma maneira é natural. O nosso desafio enquanto cristãos é testemunhar Jesus para as pessoas na sociedade. Enquanto no mundo as pessoas são tratadas de maneira descartável, nosso papel como servos de Deus deve ser o amor e valorização do próximo (Cl 3.12-15). Portanto, encoraje os seus alunos a fazerem a diferença. O mundo odeia, humilha, mente e comete atrocidades, mas dos filhos de Deus se espera atitudes diferentes.
Professor(a), para estimular a conversa sobre o tema da aula, escreva no centro do quadro a frase “O cristão na escola”. Em seguida, construa um mapa conceitual explicando que situações são observadas no ambiente escolar e requerem atitudes cristãs de seus alunos. Permita à classe um período para opinarem. Explique que essas situações revelam oportunidades para eles fazerem a diferença e pregarem os valores da Palavra de Deus que são opostos a este mundo.
Que Deus abençoe a sua classe!