Lição 12 – A Bíblia é a Palavra de Deus
TEXTO BÍBLICO
2 Timóteo 3.10-17.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Destacar que a Bíblia é inspirada para ensinar a verdade, corrigir as falhas, condenar o erro e instruir quanto à maneira correta de viver.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor!
A lição desta semana apresenta uma lição fundamental que o apóstolo Paulo ensinou ao seu filho na fé, o jovem Timóteo. O apóstolo instruiu o jovem pastor a reter as instruções que havia recebido dos mestres e agora deveria nutrir em seu ministério: a Palavra de Deus é inspirada para ensinar a verdade, corrigir as falhas, condenar o erro e instruir quanto à maneira correta de viver (2 Tm 3.16). O interessante dessa instrução de Paulo é que ele encoraja Timóteo não apenas a aprender o poder influenciador das Escrituras Sagradas, mas, também, a observar a prática das Escrituras no testemunho do próprio apóstolo. O exercício do Evangelho ensinado por Paulo, diferentemente da antiga vida farisaica, consistia não apenas no conhecimento das Escrituras Sagradas, mas também na reflexão-prática de seus ensinamentos e, para isso, o jovem pastor deveria atentar a fim de que fosse exemplo dos fiéis.
Esta é uma rica oportunidade para ensinar os juniores sobre o valor da Palavra de Deus e mostrar-lhes que tão importante quanto aprender os ensinamentos é colocá-los em prática (Tg 1.22-24). Por essa razão, observar a forma como os mestres ensinam, bem como o seu estilo de vida é um passo importante na caminhada cristã (2 Tm 3.14). Isso nos desperta também quanto ao peso da responsabilidade que está sobre os nossos ombros enquanto professores da Escola Dominical. Sua responsabilidade não termina quando acaba a aula. Seus alunos querem saber como você reage diante das situações difíceis e como você coloca a Palavra de Deus em prática. Por isso, independentemente de você querer ou não, seus alunos vão observar o seu testemunho de vida.
Nesta lição, apresente as qualidades específicas da Palavra de Deus e o que significam. Explique aos juniores que Toda Escritura divinamente inspirada é apta para (2 Tm 3.16): 1. Ensinar a verdade — em Deus não há mentira. Tudo o que está escrito na Bíblia é verdade. Os ensinamentos bíblicos nos mostram o verdadeiro caminho para a salvação e a libertação do pecado; 2. Corrigir as falhas — O ensino da Palavra corrige o comportamento errado e reprova o estilo de vida que desagrada a Deus. Quando somos corrigidos pelo Senhor, Ele nos mostra o que devemos fazer para obedecer à sua vontade; 3. Condenar o erro — quando somos repreendidos pelo Senhor somos julgados agora para nos arrependermos dos erros. Dessa forma, temos a oportunidade de mudar e, assim, não seremos condenados no juízo juntamente com aqueles que vivem no pecado; 4. Instruir quanto à maneira correta de viver — a Bíblia é o nosso manual de fé e prática. É por meio do conhecimento bíblico que vivemos em santidade na presença de Deus.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, mostre aos seus alunos em que consiste cada finalidade da Palavra de Deus, conforme a inspiração do Espírito Santo. Confeccione placas e fixe-as em palitos (pode ser palito de picolé ou churrasco). Escreva nas placas as informações que se referem às finalidades da Palavra de Deus. No quadro, escreva as finalidades: (ensinar a verdade — Corrigir as falhas — Condenar o erro — Instruir quanto à maneira correta de viver). A tarefa consiste em que os alunos identifiquem a relação entre as informações com as finalidades. Ao final, reforce que a Palavra de Deus é inspirada. Por essa razão, ela tem o poder de transformar a vida das pessoas.
Que Deus abençoe a sua aula!