Lição 11 – Timóteo, um discípulo obediente
TEXTO BÍBLICO
1 Timóteo 4.11-16.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Incentivar a obediência e o amor à Obra, tendo como exemplo a vida de Timóteo.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor!
Na lição desta semana seus alunos aprenderão como ter uma vida cristã que agrada a Deus a partir do exemplo de Timóteo. O apóstolo Paulo adotou o jovem pastor Timóteo como seu filho na fé (1 Tm 1.2). O afeto de Paulo por Timóteo se deve ao fato de o jovem ter acompanhado o apóstolo em sua prisão, além de demonstrar virtudes significativas em relação à prática do Evangelho. Paulo soube identificar em Timóteo qualidades tais que foram primordiais para que a pregação da mensagem do Reino alcançasse proeminência na cidade de Éfeso e região. As Cartas que o apóstolo escreveu a Timóteo serviram de encorajamento para que o jovem priorizasse uma vida de devoção, boa consciência, fé não fingida e pureza cristã (1 Tm 1.5).
Nesta primeira Carta, o apóstolo ressalta a importância de o jovem combater os falsos ensinamentos que tentavam adentrar a igreja de Éfeso naqueles dias. Timóteo deveria combater esses falsos ensinamentos justamente pregando a verdadeira fé. De acordo com o comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal, o alvo supremo de toda a instrução da Palavra de Deus não é o conhecimento bíblico em si mesmo, mas uma transformação moral interior da pessoa, que se expressa no amor, na pureza de coração, uma consciência pura e numa fé sem hipocrisia” (CPAD, p. 1864). Era esse o testemunho que faria de Timóteo não apenas alguém comprometido com a fé cristã sincera, mas, também, o exemplo dos fiéis para ensiná-los a verdadeira maneira de servir a Deus a partir dos ensinamentos do apóstolo Paulo.
Os juniores estão em fase de contínuo aprendizado. Nessa idade, a mente da criança funciona como se fosse uma “esponja” que absorve facilmente todo tipo de informação em uma velocidade fora do normal. Por esse motivo, seus alunos não podem ser sobrecarregados com todo tipo de informação. Infelizmente, o uso demasiado do celular para outra finalidade além estudar tem influenciado negativamente a capacidade cognitiva de seus alunos. Isso explica o baixo desempenho de muitas crianças ao estudarem conteúdos que estão diretamente ligados à interpretação e resolução de problemas complexos.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, leve para a sala de aula a figura de alguns personagens bíblicos, preferencialmente, do Novo Testamento. Faça um resumo da história do respectivo personagem e o seu testemunho bíblico. Ao final, endosse que Timóteo é um exemplo de servo de Deus que deve ser copiado. Mostre que os bons exemplos devem ser seguidos. Já os maus exemplos existem para observarmos e não cometermos os mesmos erros.
Tenha uma ótima aula!