Lição 11 – Profeta do Senhor
OBJETIVO DA LIÇÃO
Que a criança saiba que Deus cumpre com a sua Palavra.
PARA REFLETIR
“Simeão e Ana eram tementes a Deus. Como todo judeu, conheciam as Escrituras. Tinham conhecimento da vinda do Messias. Liam profecias maravilhosas a respeito dEle. Eram pessoas de idade avançada, experientes na vida e respeitadas por serem idosos, algo difícil de ver nos dias de hoje. Supostos “Messias” devem ter surgido, mas Simeão e Ana sabiam que quando chegasse o verdadeiro, não teriam dúvidas. O tempo foi passando, mas não perderam a esperança, pois a fé era maior que a longa espera. Devemos confiar no Senhor até o último instante. Simeão, por ser justo e temente a Deus durante anos, foi abençoado com a revelação do Espírito Santo de que não morreria antes de ver o Salvador de Israel. Ana também foi abençoada por servir a Deus por muitos anos. Eles puderam ver o que muitos não puderam (Mt 13.17). Imagine a alegria que sentiram ao ver o Cristo e saber que não foi em vão toda dedicação e espera! Essa bênção pode ser alcançada por nós, se também formos fiéis ao Senhor” (PEREIRA, Daniele. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
PREZADA PROFESSORA
Você conhece as características das crianças do maternal? Para ensiná-las é preciso conhecer as principais teorias do desenvolvimento humano. Então, vamos trazer para você, nesse espaço, algumas dessas características.
“Uma característica sócio/emocional não apreciável da criança do maternal é o egoísmo (que se manifesta até por volta dos cinco anos). É comum vermos pais constrangidos diante de um filho que quer arrancar o brinquedo ou o biscoito de outra criança. Por sua vez, os pais daquela criança angelical ficam desapontados ao vê-la negar-se a partilhar seu brinquedo ou biscoito com outro pequenino.
Isto não deve ser encarado como um defeito, mas como aquilo que de fato é: uma característica passageira, própria desta idade. Chamar a criança de “egoísta” só servirá para reforçar esta atitude, correndo-se o risco de realmente transformá-la numa pessoa assim. Tenhamos em mente que isto é natural numa criaturinha que, por enquanto, só sabe pensar em termos de “eu” e “meu”. Ela aprende estas duas palavrinhas antes de aprender “você” e “seu”.
Outra atitude que pode parecer egoísta, mas tem uma explicação, é quando uma criança despreza o brinquedo que tem nas mãos, e exige o que está com o colega. Na verdade, ela só quer experimentar a sensação de segurar ou brincar com o outro objeto, ainda que ele seja igual ou inferior ao seu. Inconscientemente, ela quer sentir o que o outro está sentindo. Aliás, esta é a fase em que procura experimentar coisas novas para ter sensações novas, sejam elas táteis, gustativas, visuais, auditivas ou olfativas” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
Receba as crianças com alegria. Prepare todo o material com antecedência para que a aula flua livremente. Reproduza a figura de Simeão e Ana (Fig. 11.1) e deixe as crianças pintarem com giz de cera. Pergunte qual é o nome dos personagem e o que eles faziam no Templo. Converse com as crianças dizendo que a mulher da figura se chama Ana e o homem Simeão. Simeão e Ana amavam o Papai do Céu e receberam a promessa de que eles veriam Jesus.
Oração
Sugestão: Querido Papai do Céu, queremos sempre te amar e obedecer assim como Simeão e Ana faziam, amém! (Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DAS ARTES E ATIVIDADES ESPECIAIS
“Faça a silhueta de um tempo e passe-a para uma folha de ofício. Providencie uma cópia para cada criança. Distribua tinta guache e pincéis largos, para que pintem a figura (recomendamos o uso de aventais sempre que se mexer com tinta). Converse sobre Simeão e Ana. Simeão e Ana iam ao Templo todos os dias. Você gosta de vir a Casa do Papai do Céu? Eles confiavam em Deus, você também confia nEle? O Papai do Céu quer que você fale com Ele todos os dias, sabe como? Na oração. Ele sempre ouve a sua oração. Você pode contar-lhe tudo o que quiser. Pode agradecê-lo pelas coisas que Ele lhe dá, e pode pedir-lhe aquilo que você precisa. Se alguém maltratar você, conte isto ao Papai do Céu. Se alguém que você conhece estiver doente, peça para Deus curar esta pessoa. Mencione outras necessidades específicas” (Adaptado de DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ATÉ LOGO
Peça as crianças para ajudar a guardar os brinquedos. Relembre o versículo do dia. Faça uma oração de despedida com elas, pedindo a Deus que as guarde no caminho de volta para casa. Despeça-as dizendo que espera por elas no próximo domingo.