Lição 11 – Na Casa de Deus, eu Sou Cheio de Alegria
OBJETIVO
Que os Primários valorizem a alegria de poder adorar ao Senhor na sua Casa.
PONTO CENTRAL
A igreja é um lugar de alegria, pois é a Casa de Deus!
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Fiquei alegre quando me disseram: ‘Vamos à Casa do Senhor.’” (Salmos 122.1)
A Paz do Senhor, querido (a) professor (a)! Preparada para mais uma aula? Organize tudo a fim de que essa, do próximo domingo, seja ainda mais animada e alegre do que o habitual, pois expressaremos aos nossos Primários, por meio da Palavra e de forma prática, o quanto estarmos reunidos na Casa do Senhor enche os nossos corações da genuína alegria.
Diante de tantas notícias ruins e circunstâncias desafiadoras nesse mundo jazido no Maligno, nem sempre é fácil nos alegrar. Contudo, é um mandamento; como todo que o Senhor nos dá, visando o nosso próprio bem: Portanto, “tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!” (Fp 4.4 – NTLH).
O apóstolo Paulo, por meio de quem Deus entregou tal orientação imperativa, abdicou de todo conforto e honraria terrena, a fim de cumprir o chamado do Senhor em sua vida. Esteve inúmeras vezes em perseguições, naufrágios, prisões, fome, perigos, espada…
Tudo suportou por amor do Evangelho e das almas que careciam de Salvação, tais como a minha e a sua. Mas mesmo diante de tamanhas tribulações, ele não perdia a alegria que vem do Alto, que é eterna e não se baseia em circunstâncias temporais.
Ao que disse: “[…] já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Fp 4.11-13).
Por meio da vida desse grande homem de Deus, assim como a de muitos outros heróis da fé, podemos observar, na prática, o que Neemias disse ao povo: “[…] a alegria do Senhor é a vossa força” (Ne 8.10b).
Portanto, amada irmã, independente das dificuldades em sua vida hoje, decida pela fé fazer da alegria da Salvação a sua maior força para prosseguir. Creiamos que até as adversidades serão usadas pelo nosso Deus para um bom propósito, mesmo que não entendamos agora. Decidamos adorar e nos alegrar no Senhor independente das circunstâncias dessa terra.
Declaremos como o profeta Habacuque: “Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Senhor e louvarei a Deus, o meu Salvador. O Senhor Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro.” (Hc 3.17-19 – NTLH).
Empenhe-se em colocar em prática todas as sugestões didático-pedagógicas em sua revista, a fim de proporcionar uma aula rica e abençoada, por meio da qual você e a sua classe sairão revestidos de toda alegria do Senhor para prosseguirem a caminhada, até o dia de estarmos com Ele na glória!
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!