Lição 10 – O Desafio da Janela 10/40
ESBOÇO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
I – UMA BATALHA ESPIRITUAL CHAMADA DE JANELA 10/40
II – PRINCIPAIS DESAFIOS DA JANELA 10/40
III – ESTRATÉGIAS PARA ALCANÇAR PAÍSES DA JANELA 10/40
CONCLUSÃO
Esta lição tem três objetivos que os professores devem buscar atingi-los:
1. Conceituar a janela 10/40;
2. Pontuar os principais desafios da Janela 10/40;
3. Elencar estratégias para alcançar países da janela 10/40.
Uma verdadeira batalha espiritual
Uma das razões pelas quais devemos estar focados na Janela 10/40 é que as fortalezas de Satanás estão incluídas nela. Bilhões de pessoas que vivem na Janela 10/40 não só estão debaixo de enfermidades, pobreza e calamidades, mas têm sido impossibilitadas de conhecer o poder transformador do evangelho. Elas são um exemplo claro do que temos em 2 Coríntios 4.4: “[…] o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. (https:// coragembiblicaescrita.blogspot.com/2021/05/janela-1040.html)
Sabemos que a oposição do mundo é muito forte e sutil. E por trás dessas coisas está o Diabo, inclinado a pegar os homens vivos e mantê-los prisioneiros. Satanás odeia o evangelho e utiliza toda a sua força e inteligência ou para obstruir o seu progresso, ou para pervertê-lo na boca dos que pregam, ou para amedrontar esses pregadores, procurando silenciá-los por meio de perseguição ou os levando ao ridículo, ou então para persuadi-los a avançar além dele para criar uma novidade fantasiosa, ou ainda para torná-los tão ocupados com a defesa do evangelho que eles não tenham tempo para proclamá-lo.
Michael Ramsden (2015, p. 63), um dos colaboradores no livro Cumprindo a Missão: Levando o Evangelho aos não alcançados e aos não Engajados, dos editores John Piper e David Mathis (CPAD), autor do capítulo 3, intitulado “Cristo, Coragem e a Conclusão da Missão”, no tópico “Um Chamado Caro” diz que
Quando somos uma testemunha fiel de Jesus, é certo que a perseguição virá: Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós” (Jo 15.20) […]. Portanto, não devemos ficar surpresos com o ódio que atraímos para nós, por causa do nome de Jesus (Jo 15.21). Lemos em Hebreus que a fé e a fidelidade levaram a grandes vitórias em nome de Jesus: reinos foram vencidos, a justiça foi praticada, promessas foram alcançadas, bocas dos leões foram fechadas, a força do fogo foi apagada, do fio da espada se escaparam, exércitos de estrangeiros foram postos em fuga e mulheres receberam os seus mortos pela ressurreição. Mas também levaram a grande custo, como o mundo veria: uns foram torturados e outros experimentaram escárnios, açoites, cadeias e prisões. Foram apedrejados, foram serrados, foram mortos a fio de espada. De fato, eram pessoas das quais o mundo não era digno. Portanto, abandonemos todos os pensamentos que tenhamos sobre a possibilidade de testemunhar sem custo. Existem grandes milagres (escaparam da espada) e grandes martírios (muitos foram mortos pela espada). Não há contradição. Apenas o conhecimento certo de que somos chamados para dar a vida em serviço de Jesus e, um dia, seremos chamados para casa.
As áreas do planeta que se localizam entre as latitudes de 10 e 40 graus, ao norte da linha do Equador e do norte da África até o leste da Ásia, num espaço comparado a uma janela retangular, são conhecidas por Janela 10/40.
O termo “Janela 10/40” originou-se com o estadista missionário Luis Bush durante a 2ª Conferência de Lausanne, em Manila, em julho de 1989. Essas são as regiões onde está concentrada a maior parte dos povos não alcançados, onde vivem quase 4 bilhões de pessoas (2/3 da população do mundo), entre as quais as mais opositoras ao cristianismo são: 71% do total de muçulmanos, 98% da população hindu e 68% de todos os budistas vivem ali. É a região onde se encontram as três maiores religiões não cristãs do mundo: islamismo, budismo e hinduísmo. Essas áreas representam o núcleo do reino de Satanás (Ap 2.13a). São uns 67 países, onde existem mais de 95% dos povos não evangelizados, e 82% das pessoas mais pobres do mundo estão entre eles.
Embora a Janela 10/40 seja o local onde se concentram 80% de todos os povos não alcançados do mundo, apenas 8% da força missionária mundial atua ali. Em termos de missionários brasileiros, apenas seis atuam dentro dela (Mt 9.37,38; Sl 126.5,6; Mc 16.14-18). (Guia Prático de Missões, CPAD).
A “Janela 10/40” confronta-nos a importantes considerações:
1. O significado histórico e bíblico.
2. Os países menos evangelizados.
3. O domínio de três blocos religiosos.
4. A predominância da pobreza.
5. Os grupos étnicos-linguísticos não alcançados.
6. As cidades (megalópoles) menos evangelizadas.
7. As fortalezas de Satanás estão concentradas na “Janela 10/40”. (https://coragembiblicaescrita.blogspot.com/2021/05/janela-1040. html).
Texto extraído da obra, “ATÉ OS CONFINS DA TERRA”, livro de apoio ao 3º trimestre, publicado pela CPAD.