Lição 10 – Conservando o Poder
“Por isso, desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.” (2 Coríntios 4.16)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. RENOVAÇÃO ESPIRITUAL NA VIDA DO CRENTE
2. O ESPÍRITO SANTO OPERA EM NÓS A RENOVAÇÃO DIÁRIA
3. O CRENTE COMO HABITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
4. PROGREDINDO NO PODER DO ESPÍRITO SANTO
OBJETIVOS
Entender o significado de renovação espiritual;
Reconhecer que o Espírito Santo opera em nós a renovação diária;
Identificar o crente como habitação do Espírito Santo.
A Paz do Senhor, querido (a) professor (a)!
Sabemos que em nossa nação, estamos vivendo um momento histórico de tamanha degradação moral, corrupção, hedonismo e inversão de valores, até mesmo no meio evangélico.
Ao estudarmos a história da Igreja de Cristo, observamos que, ao longo dos séculos, de tempos em tempos, Deus levanta arautos para conclamar o seu povo ao arrependimento e retorno ao genuíno Evangelho, à prática das primeiras obras, ao caráter e ações diárias de Cristo, os quais só são possíveis mediante a atuação e renovação constante do Espírito Santo. Apenas por obra dEle podemos ser convencidos do pecado, da justiça e do juízo, a fim de chegar ao arrependimento (Jo 16.7-8).
Você, prezado (a) professor (a), por meio do ministério de ensino da Palavra de Deus é conclamado a ser um desses atalaias divinos nesta geração (Ez 2.16-21). E, na próxima aula, alertando o “seu povo” acerca da urgência da santificação e da busca fervorosa pelo único que pode nos ajudar em tal tarefa: o Espírito Santo de Deus.
Por isso, além de todo o conteúdo didático-pedagógico presente em sua revista, a fim de ajudá-lo a alcançar os objetivos propostos com esta lição, sugerimos um debate em classe.
Essa faixa etária é muito crítica e perspicaz. Você como mestre pode ensiná-los a usar tais características a favor do Reino e não contra si mesmos. A começar, pela cooperação deles para uma boa aula e disseminação do conteúdo dela, sobretudo, através de suas próprias vidas.
Na idade de seus Juvenis eles são ávidos por serem ouvidos. Portanto, se possível, reserve um tempo especial para esse momento. Instigue a participação de todos, ouvindo-os atentamente.
Para tal, sugerimos que você leia e discuta com sua classe a passagem de Tiago 4.7-12,17. Dê preferência ao final da aula, a fim de utilizar essa oportunidade como uma ferramenta de recapitulação.
Então, indague a classe acerca da relação dessa passagem com o conteúdo transmitido na lição: quais são as marcas de um arrependimento e santificação genuína, segundo essa passagem; a gravidade de julgarmos uns aos outros, em vez de examinarmos a nós mesmos; o que pensam sobre o pecado de seguir no erro, mesmo após ser conhecedor do bem que deveria ser feito; a importância de buscarmos a renovação do Espírito Santo constantemente em nossa caminhada cristã etc.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!