Lição 9 – Na Casa de Deus, eu Aprendo a Perdoar
OBJETIVO
Que os Primários entendam que precisamos perdoar uns aos outros, como Jesus nos perdoou.
PONTO CENTRAL
O perdão é um presente para quem o dá e para quem o recebe!
MEMÓRIA EM AÇÃO
“[…] Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.” (Colossenses 3.13b)
A Paz do Senhor, querido (a) professor (a)! Quão preciosas lições temos ensinado aos nossos Primários que aprendemos na Casa de Deus, não é mesmo? E no próximo domingo não será diferente, pois os ensinaremos acerca do perdão, tema crucial a todo cristão, embora nem sempre facilmente praticado.
Você tem alguém que necessita perdoar? Uma pessoa a quem precisa pedir perdão? Em algumas situações, embora já tenhamos obtido o perdão de Deus, nos falta o perdão de nós mesmos. Por isso, vez ou outra, aquela dor antiga aperta, o arrependimento por um erro do passado acusa e faz sangrar o coração.
Muitos preferem não olhar para essas dores, viver com paliativos recorrentes ou mesmo em negação. Também não é fácil perdoar pessoas e situações que nos devastaram, injuriaram ou até nos “mataram” em algum sonho, projeto ou área de nossas vidas. Há situações nas quais o perdão é um verdadeiro milagre, possibilitado apenas por nosso grande Salvador.
Não ao acaso, Jesus foi perdoador de todo tipo de delitos, traições, injustiças, ultrajes, agressão… E pelos transgressores ainda intercedeu (Cf. Is 53.12b; Lc 23.34). Esse mesmo Jesus, autor e consumador da nossa fé, nos chamou para segui-lo – inclusive nisso. Não foi fácil para Ele passar por tudo isso e perdoar e Ele não prometeu que seria para nós, mas que estaria conosco para nos capacitar!
Por tudo isso, perdão não é um tema fácil. E não pense que por seus alunos serem apenas crianças que eles já não tenham necessidade de pedir ou conceder perdão, alguns até sobre assuntos bem sérios.
Portanto, não menospreze o seu “púlpito” ou ouvintes. Prepare-se espiritualmente, se possível com jejum e oração. Pode haver batalhas espirituais e emocionais as quais você mesmo tenha que enfrentar nessa área ou por se colocar na brecha pela vida de alguém. Mas saiba que o Senhor só permite que as batalhas cheguem até sua vida quando quer te dar a vitória.
Então, permita que o Espírito Santo atue primeiramente a sua vida, que a confronte, toque em feridas, sem negação ou restrição da sua parte. Lembre-se das palavras de Jesus: “Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos” (Lc 5.31). Ele só vai atuar na ferida daquele que confessa que necessita.
Esforce-se por aplicar o conteúdo didático e pedagógico em sua revista. Cada atividade foi elaborada com o propósito de ajudá-la a atingir o objetivo proposto: que os Primários entendam que precisamos perdoar uns aos outros, como Jesus nos perdoou.
Como o título da lição bem frisa, na Casa de Deus somos ensinados, e exercitados no perdão. Pois, embora salvos por Cristo, ainda somos imperfeitos. Todos nós magoamos e somos magoados, carecendo de humildade para perdoarmos e sermos perdoados, a imagem do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Que Ele nos capacite, pois como diz um ditado popular: “a mágoa é um veneno que bebemos, esperando que o outro morra.” (Leia Mt 18.21-35)
O Senhor abençoe você e a sua classe. Ótima aula!