Lição 9 – A profetisa Débora
OBJETIVO DA LIÇÃO
Que a criança aprenda a confiar em Deus porque Ele sempre cumpre o que diz.
PREZADA PROFESSORA
“Uma das características mentais que deve ser explorada no ensino de crianças do maternal é a sua imaginação. Os pequeninos possuem uma imaginação tão fértil, que não distinguem entre o real e o imaginário. Podem conversar com um brinquedo, um animal ou uma figura, como se fossem gente. O professor deve aproveitar esta imaginação para suprir a falta de material. Minha irmã Marisa, excelente contadora de história, ao contar uma onde apareciam muitos animais, usou uma trema para representar o caracol, um morango de cerâmica para representar a joaninha, e com uma luva verde calçada na mão, fez a lagarta. As crianças ouviram boquiabertas a história, e participaram ativamente, sem sequer pensar em questionar a aparência dos personagens. Desde que a história seja contada com vivacidade, os personagens podem ser representados por talheres, palitos de picolé, lápis, meias com caras desenhadas etc.”
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
Receba as crianças com alegria. Prepare todo o material com antecedência para que a aula flua livremente. Reproduza a figura da profetisa Débora (Fig. 9.1) e deixe as crianças pintarem com giz de cera. Pergunte qual é o nome da personagem e o que ela fazia para Deus. Converse com as crianças dizendo que a mulher da figura se chana Débora. Ela era uma profetisa que entregava o recado do Papai do Céu para as pessoas.
Oração
Sugestão: Querido Papai do Céu, queremos sempre te obedecer assim como a profetisa Débora fazia, amém! (Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DAS ARTES E ATIVIDADES ESPECIAIS
Leve em papel cartão a silhueta de uma palmeira. Recorte pedacinhos de papéis verdes e peça para as crianças colarem os papéis nas folhas das palmeiras. Enquanto elas colam, converse: “Como era o nome da profetisa que aprendemos na história de hoje?” Muito bem, Débora. Ela era corajosa. Você também é corajoso(a)? Quando fazemos coisas que agradam o Papai do Céu, estamos sendo corajosos, vocês sabiam?
ATÉ LOGO
Peça as crianças para ajudar a guardar os brinquedos. Relembre o versículo do dia. Faça uma oração de despedida com elas, pedindo a Deus que as guarde no caminho de volta para casa. Despeça-as dizendo que espera por elas no próximo domingo.