Lição 8 – Praticando a Gratidão
A lição de hoje encontra-se em: Colossenses 2.6, 7; 1 Tessalonicenses 5.18.
Tópicos da Lição:
1. A GRATIDÃO A DEUS POR SUA BONDADE.
2. SENDO GRATOS ÀS PESSOAS.
3. LIDANDO COM A INGRATIDÃO.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor!
Nesta lição, veremos que a gratidão é um sentimento que deve ser estimulado no coração de cada servo de Deus. Quando somos gratos, demostramos esse comportamento em relação a Deus, mas, também, ao próximo. A gratidão a Deus ensinada por nosso Senhor Jesus aponta para um sentimento de agradecimento deve ser demonstrado em qualquer situação. Devemos dar graças a Deus quando as bênçãos são alcançadas, mas, sermos gratos a Deus também nos dias de adversidades, pois tanto em um quanto em outro o Senhor está conosco. Esse sentimento de gratidão deve ser experimentado continuamente por seus alunos. Um coração grato serve a Deu e submete-se à sua vontade como forma de gratidão.
Outro ensinamento semelhante a este é a gratidão às pessoas que nos cercam. A lição faz menção de Tabita, uma valorosa serva do Senhor que teve o seu coração grato por ações para com o próximo. Ela era costureira e ajudava muitas viúvas, órfãos e pessoas com necessidades materiais. Certo dia, Tabita (que também se chamava Dorcas) ficou enferma e veio a falecer. Então chamaram os discípulos para comparecerem ao local depressa. Imediatamente, Pedro foi ao encontro de onde se encontrava Tabita. Ao chegar ao local, ela já se encontrava morta. Então, Pedro orou fervorosamente e a serva do Senhor tornou à vida (At 9.36-42). O Senhor se recorda dos seus servos nos momentos mais difíceis. Deus se lembra daqueles que são gratos a Ele e não desampara no dia da angústia quem o serve com um coração sincero (Sl 50.15).
O terceiro ensinamento que consta nesta lição diz respeito a lidar com a ingratidão. Muitos servos do Senhor são alvos desse comportamento da parte daqueles por quem um dia ajudaram. Mas a Palavra de Deus revela que a ingratidão é falta de amor com aqueles que um dia lhe fizeram o bem. Lidar com a ingratidão é um desafio que, muitas vezes, faz parte da caminhada cristã e os seus alunos precisam ter em mente que a única pessoa que, certamente, não falhará é o Senhor Jesus. Enquanto estamos neste mundo é natural lidarmos com as falhas do próximo, assim como, muitas vezes, falhamos também com as pessoas. Que Deus nos ajude a fazer o possível para ajudar sempre que for necessário.
Professor(a), aproveite a temática da lição e convide seus alunos a compartilharem alguma experiência de gratidão e outra de ingratidão. Ao final, mostre o que a Palavra de Deus ensina a respeito.
Tenha uma boa aula!