Lição 8 – Na Casa de Deus, eu Aprendo a Ofertar
OBJETIVO
Que os Primários entendam a importância de ofertar na Casa de Deus com amor e alegria.
PONTO CENTRAL
Ofertar é uma forma de adoração ao Senhor!
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Então ele disse: – Eu afirmo a vocês que esta viúva pobre deu mais do que todos.” (Lucas 21.3)
A Paz do Senhor, querido (a) professor (a)!
Na próxima aula vamos abordar um tema muito importante com os nossos pequeninos: a importância de ofertar na Casa de Deus com amor e alegria. Note que não se trata apenas de contribuir financeiramente, mas de entender tal ato como uma forma de adoração.
Além disso, ofertar é fruto de uma gratidão sincera advinda do reconhecimento de que tudo o que somos e temos vem do Senhor! E através da sua Casa, da Igreja de Cristo, somos participantes de tantas dádivas maravilhosas. Por isso, jamais podemos deixar de ofertar ou o fazer sem o amor e a alegria devidos, independente das adversidades, como tão bem nos ensina a pobre viúva, elogiada por Jesus e destacada como exemplo para todos nós (Lc 21.3).
Afinal, não se trata de oferecer a Deus ou a sua obra algo do que nos sobra. Antes, ainda que a figueira não floresça e até se faltar o fruto na vide, todavia, nos alegremos na fidelidade do Senhor e exultamos no Deus da nossa salvação, pois Ele já nos deu muito mais do que poderíamos um dia merecer (Cf. Hc 3.17-19).
Que ao longo do preparo dessa aula, o Espírito Santo trabalhe essa Palavra em seu coração, inclusive, trazendo à memória situações de inúmeras bênçãos e provisão do Céu por ter se mantido fiel em seu compromisso com os dízimos e ofertas.
Se possível, com as palavras adequadas à faixa etária, compartilhe uma dessas experiências com seus alunos. Um testemunho é imensamente didático, vide o da viuvinha, o qual frequentemente recorremos para abordar este assunto. Não sabemos o que aconteceu a ela depois daquele ato de fé. Mas temos convicção de que, pelo caráter e Palavra do Senhor, Ele não a desamparou. Contudo, no caso da sua experiência, você poderá contar aos pequeninos os desdobramentos de sua fé, o quanto valeu a pena ter se mantido fiel ao Senhor, por meio da sua vida e finanças.
Além de todo conteúdo pedagógico em sua revista, sugerimos aqui que, ao final da aula, você pergunte se há alguma necessidade financeira em seus lares que desejam apresentar ao Senhor. Ore junto aos Primários pelas famílias dos que estão desempregados, aguardando uma provisão do nosso Deus. Fortaleça a fé dos seus alunos a crerem na resposta de oração e a contarem os testemunhos desses pedidos, pois certamente o Senhor enviará socorro, suprindo cada necessidade.
Quem sabe não é sobre a sua vida hoje que Ele vai derramar mais um milagre, mais um testemunho de provisão?! Se há em seu coração algum pedido nesse sentido, apresente-o com fé em oração e confie, pois Jesus é fiel. Ele sempre provê muito mais além do que tudo o que pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que em nós opera.
É claro que as vezes a provação nos sobrevém, mas até ela traz consigo muitas lições, direcionamento do Alto, planos de paz e não de mal, para nos dar o fim que nós mesmos desejamos (Cf. Jr 29.11). Portanto, que possamos viver e dizer como Paulo:
“[…] aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”. (Fp 4.11-13 – NTLH)
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!