Lição 6 – O Espírito Atuante em Cristo
“O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos.” (Isaías 61.1)
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. O ESPÍRITO SANTO E O NASCIMENTO DE JESUS
2. O ESPÍRITO SANTO NO MINISTÉRIO TERRENO DE JESUS
3. CAPACITANDO-O PARA O EXERCÍCIO DO MINISTÉRIO
4. CAPACITANDO-O PARA CONCLUIR O PLANO DIVINO
OBJETIVOS
Relatar sobre a atuação do Espírito Santo no nascimento de Jesus.
Apontar para a participação do Espírito Santo no Batismo de Jesus.
Destacar o papel do Espírito Santo no ministério terreno de Jesus.
A Paz do Senhor, querido (a) professor (a)! Como tem passado? Esperamos que o tema desse trimestre esteja abençoando muito a sua vida, além da de seus alunos. Essa é a nossa oração. Que conhecimento e experiência se unam a cada aula, enchendo os vossos corações de sede e do transbordar do Espírito Santo!
Como costumamos relembrar, esforce-se para ler previamente todo o conteúdo em sua revista, a fim de conseguir pôr em prática as sugestões pedagógicas e estar mais capacitado a responder possíveis dúvidas que surjam em classe. Contudo, não se preocupe caso não tenha certeza a respeito de algum questionamento. Perfeito e detentor de todo conhecimento foi apenas o nosso Rabi, o Mestre dos mestres Jesus. Seja humilde e sincero ao admitir e propor que pesquisem para a próxima aula. Por meio desse exemplo, seus juvenis aprenderão lições valiosas para todas as esferas de suas vidas.
Cada sessão foi elaborada de uma maneira toda especial com o propósito de cooperar com você no alcance dos objetivos junto aos Juvenis. Por meio de um bom preparo prévio do professor e de uma boa didática, adaptada às necessidades da faixa etária da classe, o conteúdo passa ser mais bem assimilado e memorizado por eles.
No próximo domingo, vamos prosseguir o estudo pneumatológico, desta vez, aprofundando-se na atuação do Espírito Santo na vida terrena de Jesus. Veremos que se até o Deus encarnado buscou a constante presença atuação do Espírito Santo em seu ministério, nós então, carecemos ainda mais!
Portanto, estimado (a) professor (a), busque mais o Espírito Santo, a atuação poderosa dEle em sua vida, ministério, sala de aula, relacionamentos. Que os seus alunos possam sentir a atraente glória de Deus brilhando em você e desejam viver o mesmo também. Talvez eles não absorvam todo o conteúdo teórico presente em cada lição, mas certamente da sua vivência, do seu testemunho pessoal eles lembrarão.
Para a sua edificação e aprofundamento no tema da aula, segue abaixo o texto extraído da obra “Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento”, publicado pela CPAD, o qual muito tem enriquecer a sua vida e atuação no ministério.
“Nos versículos 14 e 15, Lucas resume os primeiros dias do ministério de Jesus. Cheio do Espírito, Jesus percorre a Galileia. Para seu ministério ali, Ele faz de Cafarnaum sua sede (Lc 4.31). Notícias sobre seu ensino se espalham por toda a Galileia e regiões circunvizinhas, despertando curiosidade e excitação. Em resultado do seu ensino nas sinagogas, todas as pessoas têm muitas coisas boas a dizer sobre Ele (v. 15).
Jesus então volta a Nazaré, onde Ele foi criado. Como era de seu costume durante a juventude, Ele vai à sinagoga no sábado para adorar. Ele não só assiste o culto, mas também participa. Os cultos na sinagoga eram bastante informais e consistiam em orações, leitura da Escritura, comentários e doação de ofertas para os pobres.9 A pedido Jesus toma o livro do profeta Isaías.
Tendo sido cheio do Espírito no batismo (Lc 3.22), Ele lê Isaías 6l.l,210 e se identifica como profeta ungido. Ele é o Messias profético, ungido pelo Espírito para proclamar as boas-novas”. (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora CPAD, 2006, p. 339.)
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!