Lição 6 – A Armadura de Deus
TEXTO BÍBLICO
Efésios 6.10-20.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Conscientizar os alunos sobre a batalha espiritual e incentivá-los a vestir a armadura de Deus.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor!
A lição desta semana tem como propósito apresentar um dos ensinamentos mais interessantes do apóstolo Paulo no que diz respeito ao cenário espiritual enfrentado pelo crente. Na Carta aos Efésios o apóstolo ressalta que devemos nos revestir da armadura de Deus para que possamos resistir firmes contra as astutas ciladas do Diabo (Ef 6.11). Mas esse fortalecimento espiritual não pode desconsiderar que a nossa luta não é contra carne ou sangue, isto é, não é contra as pessoas, e sim contra as forças espirituais que atuam no ambiente espiritual. Essas ações malignas investem contra os crentes para os fazer pecar ou agir conforme a vontade da carne. Por esse motivo, mais do que se apropriar espiritualmente de cada item da armadura, o crente deve também estar vigilante. O Senhor Jesus, enquanto esteve com os seus discípulos, disse-lhes que deveriam “vigiar e orar” (Mt 26.41). Note que o vigiar é inserido antes do orar exatamente porque um elemento não coexiste sem o outro.
Nesse contexto a armadura de Deus é composta de alguns itens que são indispensáveis para a vida espiritual do crente. Paulo cita: 1. O cinto da verdade: na vida do crente não deve haver mentira. O crente deve ter o compromisso com a verdade, praticá-la e se esforçar para rejeitar qualquer circunstância que o leve a uma vida de hipocrisia (Ef 4.25); 2. Couraça da justiça: a justiça é um aspecto que deve fazer parte da vida do salvo. Ser justo, além de preservar o compromisso de fazer o que agrada a Deus, significa também fazer o que é justo na relação com o próximo (1 Jo 3.7); 3. Sapatos para anunciar o Evangelho: o crente deve manter o compromisso com a pregação do Evangelho. Não pregamos apenas com as nossas palavras, antes, a maior pregação é o nosso testemunho cristão (Tg 1.22-24); 4. Escudo da fé: a fé é a nossa confiança em Deus. Ela nos leva a manter-nos firmes, independentemente das circunstâncias. Esse é um compromisso que o crente deve aprender a manter e, assim, estará forte diante das dificuldades (1 Co 15.58); 5. Capacete da salvação: a certeza de que estamos salvos em Cristo nos leva a agir em favor da salvação de outras pessoas. Queremos ver o nosso próximo salvo porque já alcançamos uma salvação muito especial em Cristo Jesus (Rm 8.24, 25); 6. Espada do Espírito: a espada é a Palavra de Deus. É confiando e fazendo uso dela que vamos vencer as astutas ciladas de Satanás. O salmista disse que meditava em seus ensinamentos de dia e de noite (Sl 1.2).
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, confeccione cartões em formato retangular com o desenho de cada armadura e fixe-os no quadro. Escreva numa folha à parte alguns exemplos de circunstâncias em que os itens da armadura de Deus precisam ser aplicados. Em seguida, leia os exemplos para seus alunos e pergunte para um aluno específico qual ferramenta deve ser aplicada na respectiva situação. Ao final, explique aos alunos que, além da armadura de Deus, não podemos desconsiderar a importância da vigilância.