Lição 5 – Jonas – O Profeta que Orou Dentro da Barriga de um Peixe
OBJETIVO PARA BEBÊS ATÉ 11 MESES: Ensinar a orar ao Papai do Céu.
OBJETIVO PARA BEBÊS DE 1 E 2 ANOS: Ensinar que podemos orar pedindo perdão ao Senhor.
MOMENTO DO VERSÍCULO: “[…] Ele nos ouve”. (1 João 5.14)
A Paz do Senhor, querida professora! Preparada para mais uma aula? Esperamos que sim. Sabemos da abnegação e dedicação que atuar no ministério infantil requer e nos alegramos pela sua perseverança. Quanto mais o Senhor! Que a alegria dEle seja a sua força continuamente!
No próximo domingo, vamos prosseguir com o estudo sobre oração, por meio da história do profeta Jonas. Nosso objetivo é que, desde já, os pequeninos saibam que, quando errarmos, podemos encontrar perdão e socorro ao orarmos ao Senhor. Ele não rejeita um coração sincero (Sl 51.17). Que alegria por isso, não é mesmo?
E você, tem usufruído dessa infinita graça? Tem confessado os seus pecados com sinceridade perante o Todo-Poderoso? O objetivo dessas perguntas não é trazer acusação, ao contrário, é a fim de que você experimente o refrigério da absolvição divina. Ele tem prazer em nos perdoar e nós não sobrevivemos espiritualmente sem o seu perdão. Portanto, em face do erro, não dê brecha para Satanás e nem para a cauterização de sua consciência. Antes, seja o exemplo que deseja ver, o qual ensina aos seus alunos. Busque a graça de Cristo por meio da oração e confissão.
A história de Jonas sempre possibilita o uso de muitos recursos lúdicos, que favorecem a atenção e compreensão dos pequeninos. Por isso, empenhe-se em colocar em prática as sugestões pedagógicas em sua revista. Você conhece a sua turminha melhor do que ninguém. Por isso, adapte os recursos sugeridos de acordo com as necessidade e interesses dela.
A fim de ampliar a sua reflexão, durante o preparo desta aula, edificando primeiramente a sua vida, deixamos aqui como subsídio extra um trecho da rica obra publicada pela CPAD chamada “Profetas Menores”.
“A história de Jonas é uma das mais conhecidas histórias da Bíblia. O livro que narra esta história é um manual missionário sobre o assunto do escopo universal da salvação de Deus.
Alguns chamam o livro de Jonas de ‘O Livro de Atos do Antigo Testamento’, porque ele demonstra, vividamente que Deus está disposto a ter misericórdia de todos aqueles que o buscam com humildade e sinceridade. O arrependimento do povo de Nínive adiou a destruição da sua cidade por, aproximadamente, 150 anos (até 612 a.C.).
O grande mérito do livro é o fato de que ele comenta, de maneira objetiva, sobre o cenário humano, especialmente o seu lado religioso, do ponto de vista divino. Aqui está o segredo da história continuada do livro.
O que faz com que ele dependa, em parte, do auto entendimento e, em parte, do entendimento que temos do amor abrangente do Deus a quem servimos” (Profetas Menores: Livro de Estudo. Rio de Janeiro: CPAD, 2016, p.113).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!
Abraço fraterno,