Lição 5 – O Bom Fruto
TEXTO BÍBLICO
Gálatas 5.22-26.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Entender que as qualidades do Fruto do Espírito Santo devem fazer parte diariamente do comportamento do cristão.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor!
Nesta lição, seus alunos aprenderão um ensinamento fundamental para a vida cristã: “o Fruto do Espírito”. Em linhas gerais, o Fruto do Espírito corresponde ao conjunto de qualidades apresentadas pelo apóstolo Paulo ao gálatas, capítulo 5, versículos 22 a 26. Nesta seção da Carta o apóstolo é preciso em afirmar que o verdadeiro crente deve produzir essas qualidades em contraste com as obras da carne que são descritas nos versículos 19-21. Paulo finaliza dizendo que aqueles que praticam as obras da carne não herdarão o Reino de Deus. Como o nome já diz, essas obras são resultado da natureza humana caída e pecaminosa (Rm 7.5). No entanto, para aqueles que já nasceram do Espírito é esperado um novo estilo de vida que observa os ensinamentos da Palavra de Deus e deseja servi-lo com um coração verdadeiro (2 Co 5.17).
Para ensinar seus alunos de modo didático, a lição cuida de explicar cada qualidade do Fruto citada pelo apóstolo Paulo. Contudo, uma forma especial de trazer ao conhecimento dos pequeninos como o Fruto do Espírito deve ser produzido é exemplificando a mensagem. Seus alunos aprendem melhor quando associam as lições extraídas das histórias bíblicas à medida que observam o comportamento dos personagens. Como modelo de mansidão, por exemplo, podemos citar Moisés, que era o homem mais manso que havia na face da Terra em seu tempo (Nm 12.3). No mesmo sentido, temos Abraão, um homem de fé (Gn 15.6); Jó, um varão paciente e íntegro, apesar de seu sofrimento (Jó 1.1); e, por fim, podemos citar o próprio Senhor Jesus, o nosso maior exemplo de amor, bondade e longanimidade (Mt 11.29). Logo, fica evidente que nossos alunos aprendem mais e melhor quando utilizamos o método de exemplificação para fixar os ensinamentos apontados em cada lição.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, confeccione cartões em formato de fruto e escreva em cada um deles uma qualidade do Fruto do Espírito ou uma obra da carne. Prenda fita durex no verso dos cartões e fixe-os no quadro. Reserve um espaço no quadro e cole a figura de uma grande árvore com espaço para inserir o fruto. Em seguida, peça um aluno por vez que escolha um fruto, explique o que significa e cole na árvore. Deixe apenas os frutos ruins (obras da carne) de fora. Ao final, ressalte que, assim como a árvore, devemos buscar produzir as virtudes do Fruto do Espírito Santo para a glória de Deus.
Tenha uma ótima aula!