Lição 3 – Na Casa de Deus, eu Aprendo a Adorar
OBJETIVO
Que os alunos saibam que a igreja é um lugar de adoração.
PONTO CENTRAL
Adorar significa cultuar e servir ao Senhor.
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Entrem pelos portões do Templo com ações de graças, entrem nos seus pátios com louvor.” (Salmos 100.4)
A Paz do Senhor, querido (a) professor (a)!
Como você está? Ficamos felizes por encontrá-la lendo essas linhas, a fim de se aprimorar para melhor servir ao Senhor. Que nunca percamos essa humildade, ela é requisito necessário para ser um legítimo discípulo de Cristo. Não importa quão longe formos em nossos estudos acadêmicos ou quantos anos tenhamos de caminhada cristã ou experiência ministerial, nunca podemos perder a capacidade de sermos “alunos”, isto é, de nos dispormos a sempre aprender com a vida, uns com os outros e principalmente com o Mestre dos mestres Jesus.
No próximo domingo, vamos ensinar aos nossos pequeninos um pouco mais sobre adoração! Mais do que cantar ou levantar as mãos no momento do louvor, adorar a Deus é muito mais profundo. No momento que se dedica a ler essas linhas, com o intuito de preparar a sua aula, você está em adoração. Ao ofertar o seu tempo para instruir os Primários na Palavra de Deus, você adora o Deus da Palavra.
Portanto, sua vida já é um exemplo vivo da lição a ser transmitida no próximo domingo. Oramos para que o Espírito Santo flua através de você sobre os seus pequeninos discípulos, a fim de que desejem e dediquem-se desde já a prestar uma legítima e sincera adoração ao Senhor, em todos os âmbitos de suas vidas.
Para a sua edificação e aprofundamento neste tema, deixamos abaixo o trecho da obra “Adoração sem Limites”, publicada pela CPAD.
“A Verdadeira adoração não tem a ver necessariamente com canções, instrumentos, grupos musicais ou corais. A essência da adoração é uma vida inteiramente ligada a Deus. É ter uma relação íntima com Ele. É falar, pensar, agir, cantar e viver em total sintonia com sua vontade e sua Palavra (1Sm 15.22). Adoração é viver com Ele, por Ele e para Ele. É em tudo glorificá-lo. É ter o desejo constante de agradá-lo, de fazê-lo sorrir e de exalar um cheiro suave e agradável ao Senhor em todo o tempo. É ser amante de Cristo, amá-lo pelo que Ele é, e não apenas pelo que Ele pode fazer.
[…] A adoração não está presa a rituais, nem a fórmulas, nem a expressões estereotipadas e pré-determinadas pelo tempo, estilo pessoal, ou espaço. A adoração deve envolver todo o nosso coração, a nossa alma, o nosso entendimento e toda a nossa força (Mt 22.37)” (SILVA, Edvanderson. Adoração sem Limites: Um coração aos pés de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp.20-21).
Além de todo conteúdo pedagógico presente em sua revista, você também pode pesquisar na internet alguns modelos de instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis. Há alguns bem simples elaborados com restos de materiais de fácil acesso. Tente fazer ao menos um protótipo, a fim de que a classe possa reproduzi-lo em sala para usar durante o momento do louvor.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!