Lição 2 – O Ensino sobre a salvação
TEXTO BÍBLICO
Romanos 3.21-26.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Apontar o plano da salvação descrito pelo apóstolo Paulo na Carta aos Romanos.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor.
Nesta lição, seus alunos aprenderão sobre uma das temáticas mais importantes da Bíblia: a salvação. O apóstolo Paulo foi chamado pelo Senhor para escrever, conforme a sabedoria que Deus o concedeu, as doutrinas que fundamentam a fé cristã até os dias atuais. Ensinar sobre este tema é indispensável para vida de seus alunos, haja vista a fase em que eles estão vivendo. A idade dos juniores compreende os 9 e 10 anos. É nessa etapa da vida que os seus alunos começam a ter noção dos ensinamentos bíblicos de maneira mais clara. Sendo assim, comece a mostrar não apenas as histórias bíblicas como importante conhecimento para a vida, mas, também, como uma responsabilidade que assumimos com Deus ao conhecê-los e o dever de praticá-los.
Quando se ensina sobre a salvação o aspecto inicial que deve ser considerado é a fé (Hb 11.1). A Palavra de Deus é enfática em dizer que sem fé é impossível agradar a Deus, pois é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que, de fato, recompensa os que o buscam com sincero coração (Hb 11.6). Nessa fase os seus alunos precisam compreender que o exercício da fé é o passo inicial para termos comunhão com Deus. A fé não é apenas crer por um momento, mas é permanecer crendo no Senhor independentemente das circunstâncias (Hb 10.38). Essa fé é fortalecida por meio da oração (diálogo com Deus) e estudo da Palavra de Deus. Estimular seus alunos à oração e leitura da Bíblia são exercícios que resultam no desenvolvimento espiritual (1 Tm 4.5). Dessa forma, eles se tornarão crianças dedicadas a Deus e obedientes aos pais.
O terceiro aspecto que seus alunos precisam aprender no tocante à salvação é o fato de que o Senhor Jesus morreu na cruz em nosso lugar. E por que Ele teve de fazer isso? Explique aos juniores que a morte é o resultado do pecado (Rm 6.23). Sendo assim, deveríamos pagar as consequências dos nossos pecados eternamente. Mas Deus nos ama muito e enviou o seu Filho santo e justo para pagar o preço da morte, assumindo a culpa em nosso lugar. Ao declararmos que cremos no meio definido por Deus para alcançar a salvação, recebemos o perdão de nossos pecados e somos declarados livres de toda a culpa (Rm 5.1).
Desde então, somos salvos em Cristo Jesus. Tudo o que devemos fazer é permanecer em seus caminhos e não pecarmos voluntariamente. Caso contrário, podemos perder a salvação que recebemos graciosamente, porém, muita cara ao nosso Senhor que pagou com a própria vida (Hb 10.26-31).
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, encene o episódio com os alunos, organize com seus alunos um cartaz com as etapas do Plano da Salvação. Organize com eles quem ficará com cada etapa. Eles podem escrever o nome da etapa numa folha de papel A4 e, abaixo do título, fazer um lindo desenho. Em seguida, exponha os desenhos no quadro e explique como ocorre cada etapa do plano da salvação: arrependimento, confissão, conversão, regeneração, justificação, santificação, preservação da salvação.
Tenha uma ótima aula!