Lição 1 – Paulo, o apóstolo de Jesus
TEXTO BÍBLICO
Atos 9.1-31.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Apresentar a história da conversão do apóstolo Paulo a partir do encontro com o Senhor no caminho para Damasco.
Querido(a) professor(a), a paz do Senhor.
Estamos iniciando um novo trimestre de estudos com a Revista Lições Bíblicas Juniores. Neste trimestre, veremos a história do apóstolo Paulo e os ensinamentos que ele deixou às igrejas por onde passou. Diga-se de passagem, Paulo foi um grande instrumento de Deus para fundamentar a partir de suas Cartas as doutrinas que servem de orientação para a Igreja do Senhor até os dias atuais. Nesta primeira lição, a sua missão é mostrar como ocorreu a conversão de Paulo, bem como o seu chamado para anunciar a mensagem do Evangelho. Seus alunos aprenderão que o mais vil pecador e perseguidor da igreja veio a se tornar um dos seus maiores líderes e referência (1 Tm 1.15). Seu exemplo tem muito a nos ensinar, a saber, que para Deus não há nada impossível. Pode ser a pessoa mais complicada de lidar ou mesmo aquela que aos olhos humanos pareça impossível a sua conversão, mesmo assim, a graça de Deus é poderosa para alcançá-la e transformá-la.
Na história desta lição, Paulo, quando ainda era chamado de Saulo, recebeu cartas dos sacerdotes com autorização para prender e levar à Jerusalém os cristãos que anunciavam o Evangelho (At 9.1,2). Após seguir viagem, Saulo foi surpreendido por uma manifestação sobrenatural que mudou completamente a sua vida. Ele avistou uma forte luz que o levou a cair ao chão e ouviu uma voz que chamava o seu nome. Ao responder assustado, ouviu novamente a voz dizer: “Eu sou Jesus, a quem você tanto persegue”. Prontamente, Saulo entendeu que era o Senhor Jesus quem os estava convencendo de que deveria crer e aceitar ao chamado divino para ser um pregador do Evangelho (vv. 4-6). Sem poder enxergar em razão da visão, os seus companheiros de viagem o levaram pela mão até Damasco. Ali, Saulo ouviu a orientação de Ananias, servo do Senhor, que foi enviado para orar por ele (vv. 15-17).
Ensinamentos extraídos da Lição
Alguns ensinamentos podem ser extraídos desta lição e ensinados aos Juniores. A primeira lição diz respeito ao chamado de Deus. Paulo, ainda chamado de Saulo, foi confrontado pelo Senhor e reconheceu que estava entendendo errado a vontade de Deus. Ele pensava que perseguir e prender aos cristãos era o correto a fazer por ser uma pessoa zelosa com o judaísmo. Muitas vezes, pensamos que estamos fazendo a coisa certa, porém, estamos prejudicando aqueles que querem fazer a vontade de Deus. Por fim, o perseguidor tornou-se perseguido e veio a sentir na própria pele os males que ele mesmo causava (At 9.15,16).
Precisamos entender que a vontade do Senhor é boa, agradável e perfeita (Rm 12.1, 2). De maneira alguma o Senhor nos pedirá para fazer algo que faça mal ou prejudique o próximo. Afinal de contas, o amor não faz mal ao próximo, pois o cumprimento da lei é o amor (Rm 13.10).
Outra lição importante e que deve ser compartilhada com os seus alunos diz respeito à conversão de pessoas que são resistentes à fé. Mas o exemplo de Paulo nos mostra que até mesmo as pessoas mais difíceis de lidar e que cometem os piores pecados, também podem ser alvos da graça divina (1 Tm 2.4). O Senhor tem o poder de salvar o mais vil pecador e transformá-lo em um instrumento usado em sua presença para salvar muitas pessoas. Paulo é um exemplo claro de que devemos acreditar que a conversão de pessoas difíceis é possível, desde que reconheçam os seus pecados e busquem o arrependimento com o coração sincero (Pv 28.13).
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, encene o episódio com os alunos para apresentar aos adultos ao final da aula de Escola Dominical. Você pode escolher os alunos que cumprirão os papéis de cada personagem. Escolha um aluno para representar Paulo (utilize um pano para vendar este aluno) e organize a fala de cada personagem da história. Ao final, reforce que para Deus nada é impossível. Ele salva os mais difíceis dos homens!
Tenha uma ótima aula!