Lição 1 – A Família que Deus criou
A lição de hoje encontra-se em: Gênesis 1.27, 28; 2.21-24.
Tópicos da Lição:
1. A FAMÍLIA QUE DEUS CRIOU.
2. AS FAMÍLIAS QUE EXITEM NO MUNDO.
3. A FAMÍLIA ESPIRITUAL.
A paz do Senhor, querido prezado(a) professor da classe dos Pré-adolescentes.
Estamos iniciando mais um trimestre de estudo com a revista Lições Bíblicas Pré-adolescentes. A lição deste trimestre apresenta como assunto principal a importância de preservar os valores cristãos. Dentre os valores bíblicos que devem e precisam ser priorizados está o conceito de família. Diga-se de passagem, a família não é apenas a base da sociedade, mas, também a base de formação da igreja. Afinal de contas, a igreja é formada por várias famílias que se reúnem semanalmente para adorar a Deus, estudar sua santa Palavra e desenvolver a comunhão (cf. At 2.42). Assim sendo, a presente lição deve proporcionar aos alunos uma reflexão sobre a família como um projeto de Deus.
Ao longo dos tópicos será abordado os modelos de família que existem na sociedade secularizada. Seu papel, professor(a), é mostrar que apesar do mundo tentar mudar o conceito de família, a verdade bíblica permanece eternamente. Deus pensou e criou a família com propósitos específicos (Gn 1.26,27; 2.21-24). Entretanto, Satanás tem investido contra a família para tentar desviar a sociedade dos princípios e valores do Reino de Deus. Esta é uma excelente oportunidade para os seus alunos sanarem suas dúvidas acerca do que a Palavra de Deus orienta sobre a formação da família (Ef 5.22-31; 6.1-4).
Conversar sobre este assunto se faz necessário haja vista que muitos alunos são filhos de pais separados. Outros, nem sequer conheceram seus pais biológicos ou moram e foram criados pelos avós. Lidar com essas especificidades é fundamental para ajudar seus alunos a entenderem que, embora a realidade deles seja diferente, eles continuam sendo amados por Deus. O projeto divino para eles é que formem famílias de acordo com os princípios das Escrituras Sagradas.
De acordo com o pastor Douglas Batista, em sua obra Valores Cristãos, os membros têm responsabilidades específicas que devem ser cumpridas para que a família tenha uma convivência harmoniosa. “Em sua epístola aos Efésios, Paulo trata dos deveres dos maridos, das esposas e dos filhos (Ef 5.21-33; 6.1-4). Como fundamento para esses deveres, o apóstolo estabelece a regra da sujeição mútua (Ef 5.21). Nem o marido é sem a mulher e nem a mulher é sem o marido (1 Co 11.11). No contexto bíblico, as mulheres recebem a incumbência de serem submissas aos esposos (Ef 5.22), os maridos são exortados a amar suas mulheres do mesmo modo como Cristo amou a Igreja (Ef 5.25), e os filhos são orientados a obedecer e honrar pai e mãe (Ef 6.1,2). Uma família cristã que observa esses princípios vive em harmonia, e as deliberações são tomadas de comum acordo entre o marido e a mulher, cabendo a decisão final à cabeça do lar (Ef 5.23). Não obstante, as decisões no âmbito do lar têm como pressuposto o amor, e não a arbitrariedade ou autoritarismo” (BAPTISTA, Douglas. Valores Cristãos: Enfrentando as questões morais de nosso tempo. 1ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p. 109).
Isto posto, enfatize aos seus alunos sobre a importância de entender a família como um ambiente onde deve prevalecer o respeito mútuo para que haja o crescimento espiritual de qualidade. Talvez essa não seja a realidade de muitos dos seus alunos que não moram em um lar cristão. Todavia, eles podem praticar esses valores e preservá-los em seu testemunho cristão a fim de que Deus alcance seus lares (At 16.31).
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, elabore um painel de forma conjunta com os alunos. Utilize fita dupla face ou velcro para fixar pequenos cartões no painel. No painel devem constar o formato de família instituído por Deus em Gênesis (1.26, 27; 2.21-25). Após concluírem a elaboração do painel, reafirme as verdades aprendidas na lição.
Tenha uma excelente aula!