Lição 12 – Vamos conhecer a carta de Judas
LEITURA BÍBLICA: Judas 1-5, 20, 21.
A MENSAGEM: “[…] Então senti que era necessário escrever agora para animá-los a combater a favor da fé que, uma vez por todas, Deus deu ao seu povo” (Judas 3).
OBJETIVOS:
APRESENTAR uma visão panorâmica da Carta de Judas;
VALORIZAR a graça de Deus;
MOTIVAR os adolescentes a manterem-se fiéis a Jesus Cristo.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na aula desta semana, seus alunos aprenderão sobre a Carta de Judas. Essa Carta tinha como propósito advertir os crentes a respeito dos falsos ensinamentos que tentavam destruir as igrejas do primeiro século. Nesse sentido, os crentes deveriam se corajosos e batalharem pela fé que uma vez foi dada aos santos (v. 3). Um dos assuntos abordados na Carta e que deve ser enfatizado aos adolescentes é a natureza da salvação. Trazer essa discussão e compartilhar com a classe essa temática é extremamente necessária. Muitos adolescentes, em razão dos muitos conflitos enfrentados nesta fase da vida, pensam que não estão salvos ou ainda não se decidiram por seguir o caminho da verdade. Logo, o que eles precisam, além de conhecerem melhor a Palavra de Deus, é adquirir a confiança de que não somos salvos mediante as nossas obras, e sim pela fé em Jesus Cristo, que morreu na cruz para pagar a culpa dos pecados em nosso lugar e, por esse motivo, recebemos da parte de Deus uma nova chance.
A Bíblia de Estudo Pentecostal ressalta a importância da fé genuína que foi entregue aos santos:
“Os fiéis em Cristo têm o solene encargo de ‘batalhar’ pela fé que Deus entregou aos apóstolos e demais santos (Fp 1.27; cf. 1 Tm 1.18; 6.12). (1) ‘A fé’, aqui, significa o Evangelho proclamado por Cristo e os apóstolos. É a verdade estabelecida e inalterável, comunicada pelo Espírito Santo e incorporada no Novo Testamento. Todavia, ‘a fé’ é mais do que a verdade objetiva. É, também, um modo de vida a ser vivido em amor e pureza (Cl 1.9-11; 1 Tm 1.5). É um reino que se manifesta com poder para batizar no Espírito Santo a todos os crentes, a fim de proclamarem o Evangelho a todas as nações (Mc 16.15-17; ver 1 Ts 1.5) com sinais, milagres e dons do Espírito Santo (ver At 2.22; 14.3; Rm 15.19; Hb 2.4). (2) Para ‘batalhar’ (gre. epagonizomai) descreve a luta que o crente fiel deve travar na defesa da fé. Significa, literalmente, ‘contender’, ‘estar sob muita pressão’, ou ‘travar uma luta’. Devemos esforçar-nos ao máximo na defesa da Palavra de Deus e da fé segundo o Novo Testamento, mesmo se isso nos for custoso e agonizante. Devemos negar-nos a nós mesmos e, se necessário for, sofrer o martírio em prol do Evangelho (cf. 2 Tm 4.7)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1975).
Professor(a), aproveite e temática da aula e pergunte aos adolescentes qual foi o maior desafio que eles enfrentaram para permanecer na fé? Abra espaço para que os alunos participem e expressem o que pensam sobre o assunto.
Ótima aula!