Lição 12 – Terremoto na prisão
OBJETIVO DA LIÇÃO
Que a criança compreenda que o Senhor não abandona os seus filhos.
PREZADA PROFESSORA
Graças a Deus por mais uma aula, uma oportunidade ímpar de ensinar às crianças que Deus nos ama e jamais nos abandona em meio as dificuldades. O objetivo da lição desse domingo é trabalhar nas crianças a confiança no Senhor. Ao iniciar a aula, faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi à história bíblica estudada e qual o versículo aprendido.
A palavra-chave dessa lição é “CONFIAR”. No decorrer da aula diga que Paulo e Silas confiaram em Deus e Ele os ajudou quando estavam na prisão. Explique que Paulo e Silas eram missionários, eles falavam de Jesus para as pessoas. Em suas viagens missionárias eles enfrentaram muitas dificuldades, mas Deus não os deixou sozinhos. Diga frases do tipo: “Paulo e Barnabé confiaram em Deus. O Senhor os ajudou em todo o tempo”. Mostre que assim como Deus guardou e ajudou a Paulo e Silas, Ele também nos guarda e nos ajuda nos dando coragem.
A CRIANÇA DO MATERNAL
“A criança adquire autoconfiança através do relacionamento que estabelece com aqueles que são importantes em sua vida — em primeiro lugar, os pais; depois, os professores e outros — e não por meio de lições que a ensinam a ser autoconfiante. O professor deve aceitar e respeitar o seu aluno. Precisa saber quando elogiá-lo por seus esforços e quando incentivá-lo a se esforçar mais. Deve lhe mostrar tudo aquilo que já aprendeu. Sua atitude e seu relacionamento para com o seu aluno são as mais poderosas ferramentas da sala de aula, na construção do seu amor-próprio” (BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Maternal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003).
ESPAÇO DAS ARTES E ATIVIDADES ESPECIAIS
“Em folhas de papel ofício, escreva a palavra “confiar” com letras grandes e vazadas, de forma que os alunos possam enfeitar cada letra como desejarem. Distribua as folhas e materiais de arte variados, como tintas, cola colorida, paetês e estrelinhas. Estimule-os enfeitar as letras de forma bem caprichada.
Diga: Nos podemos confiar em Deus. Ele nos ama e nos protege de todo o perigo. Paulo e Silas confiavam no Papai do Céu, por isso mesmo estando presos, eles cantavam louvores. Quem confia em Deus não fica triste, chorando, mas está sempre contente e louvando a Ele. Encerre a atividade louvando a Deus com as crianças.
ATÉ LOGO
Arrume a sala com a ajuda das crianças. Ore com os alunos pedindo ao Papai do Céu que nos dê fé e coragem. Estimule a curiosidade dos alunos dizendo que na próxima aula eles aprenderão sobre um homem que enfrentou uma terrível tempestade.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!